quarta-feira , 20 novembro 2024
Goiás

Jornal Opção: “Líderes dos produtores rurais apostam em Marconi Perillo pro governo de Goiás e rejeitam Friboi”

Veja nota da coluna Bastidores, do Jornal Opção,  desta semana:

Líderes dos produtores rurais apostam em Marconi Perillo para o governo de Goiás e rejeitam Friboi

Os principais líderes dos produtores de Goiás vão apoiar a reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB). Uma das mais expressivas lideranças da área, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner — também vice-presidente da poderosa Confederação Nacional da Agricultura (CNA) —, não apenas vai apoiar o tucano para o governo como vai disputar mandato de deputado federal pelo PSD. Nas conversas com líderes regionais, como o secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado, Vilmar Rocha, Schreiner, apontado como um dos favoritos para a Câmara dos Deputados, afirma que apoia Marconi porque contribui para a modernização da economia de Goiás. Ele fala em “modernização continuada”. O líder ruralista observa que, desde o primeiro governo, o gestor tucano tem um “olhar especial” para os assuntos da agricultura e da pecuária. Por entender que o setor está ancorando o crescimento e a modernização da economia de Goiás, Marconi sempre deu-lhe apoio maciço, admitem aliados de Schreiner. O secretário da Agricultura, Antônio Flávio Lima, longe de ser um político que não entende do ramo, é indicado pelo setor e compreende suas aspirações. A conquista de Schreiner para a base marconista, com sua filiação recente, é considerada um trunfo pelo governador Marconi Perillo.

Outra grande conquista para a base aliada foi a filiação do presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Ricardo Yano, ao PP do vice-governador José Eliton.

Ricardo Yano é o principal líder dos pecuaristas goianos, que vivem uma guerra particular com os frigoríficos, contra aquilo que chamam de “cartel da carne”. Os grandes frigoríficos, como o JBS — da família de Júnior do Friboi —, são acusados de cartelizar o preço da carne, abaixando-o de tal maneira que alguns produtores rurais estão “quebrados”. O presidente da SGPA é um crítico contundente dos frigoríficos que cartelizam os preços da carne. Ricardo Yano não diz isto publicamente, mas sua filiação ao PP possivelmente tem a ver com a filiação de Júnior do Friboi ao PMDB goiano. No passado, o líder dos produtores de carne era ligado ao PMDB, mas, agora, não poderia, se quisesse continuar na liderança da SGPA, filiar-se a um partido que tem nos seus quadros um dos acusados de liderar o cartel da carne no Estado. É bem provável que Júnior do Friboi no PMDB tenha empurrado Ricardo Yano para o PP, sobretudo para a aliança com Marconi Perillo.

O setor rural, agricultura ou pecuária, nunca foi contra o ex-governador Iris Rezende ou contra o PMDB. Na verdade, a rejeição é muito mais a Júnior do Friboi do que a Iris e ao PMDB.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...