segunda-feira , 13 maio 2024
EleiçõesGoiás

Atenção estudantes de escolas estaduais: sabe o notebook que vocês vão ganhar do Governo? Vanderlan é contra

Todo mundo sabe que a posse de um computador é fundamental para que qualquer pessoa tenha acesso a mais informações e também condições para aumentar a sua produtividade pessoal, conectando-se com o mundo e com as fontes de conhecimento.

Aliás, o blog 24 Horas nem deveria estar repisando aqui esse tipo de afirmação – que se tornou mais do que uma obviedade há muitos e muitos anos.

É por isso, inclusive, que o Governo de Goiás está comprando notebooks para distribuir, de graça, a todos os alunos das escolas estaduais.

Isso mesmo: de graça.

E quem poderia ser contra uma ação dessa natureza? Distribuir computadores a estudantes, indistintamente, para que eles possam se conectar à internet, digitar seus trabalhos escolares, anotar informações, enfim, ampliar sua visão e sua presença do mundo de uma maneira espetacular, usando tudo o que a informática oferece de facilidades..

E isso sem falar no trabalho pedagógico direto, orientados pelos seus professores, que vão dispor de programas educacionais específicos para cada série.

Pois é. Mas tem gente contra. O milionário Vanderlan Cardoso, pré-candidato do PSB a governador de Goiás, não passa um dia sem criticar essa medida. Ele usa dois argumentos malucos:

1 – Os notebooks vão colocar os alunos em risco, pois, portanto um equipamento que ele mesmo reconhece ser valioso, esses estudantes poderão ser assaltados na primeira esquina.

2 – Em vez de dar computadores, o Governo deveria reformar as escolas e pagar a titularidade aos professores.

Sobre o argumento 1, não há comentários a fazer. É de uma indigência atroz. Deter o progresso, proibir que as pessoas tenham carros, computadores ou bens de valor, porque “serão assaltadas na primeira esquina”, é defender o retrocesso. E não é verdade que nossos “estudantes vão ser assaltados na primeira esquina”. Se isso acontecesse, seria a maior onda de assaltos da história não de Goiás e muito menos do Brasil v(temos 600 mil alunos na rede estadual), mas de todo o planeta. Houve, no passado, quem fosse contra as ferrovias e até o automóvel, dizendo que muitas pessoas seriam atropeladas e mortas.

E o argumento 2 é pior ainda. As escolas estaduais, todas elas, já estão sendo reformadas. Faltam poucas. Além disso, foi criado um programa de manutenção permanente, que está produzindo ótimos resultados. Tanto que cessaram as reclamações na mídia. Os professores, do ponto de vista salarial, estão atendidos na medida das condições financeiras do Estado, inclusive no quesito titularidade, piso salarial, condições de trabalho e outras reivindicações. E uma coisa, reformar escolas e pagar melhor os professores, não tem nada a ver com outra, que é distribuir notebooks para os estudantes, mesmo porque o sistema educacional não pára de funcionar. .

Mas, mesmo assim, se dependesse de Vanderlan, os nossos estudantes não ganhariam os computadores.