terça-feira , 30 abril 2024
EleiçõesGoiás

Isso é piada? Alguém já ouviu falar em “oficialização” de pré-candidatura? Só mesmo Friboi para cair nessa do PMDB irista

Nunca antes na história de Goiás se viu algo parecido. E talvez nem mesmo na história do Brasil. O PMDB vai “oficializar” na próxima segunda-feira a pré-candidatura a governador do empresário Júnior Friboi.

A “oficialização” da pré-candidatura de Júnior Friboi é igual a nada. Não representa nenhuma garantia de que ele será o candidato de fato em 2014. Espertamente, peemedebistas ligados a Iris Rezende, segundo o jornal O Popular deste sábado, dizem que “agora Júnior poderá trabalhar para viabilizar o seu nome” – coisa, aliás, que já vem fazendo há muito tempo sem alcançar qualquer resultado, com um desempenho pífio nas pesquisas.

Ou seja: fica tudo do mesmo jeito.

Na verdade, a “oficialização” da pré-candidatura do empresário é uma manobra maquiavélica do PMDB como um todo e não apenas dos iristas. Como se sabe, a turma, principalmente os candidatos a deputado estadual e federal, tem os olhos pregados no dinheiro de Júnior Friboi, mesmo sabendo que ele jamais conseguirá “viabilizar” o seu nome daqui até o próximo semestre – não há como usar os meios de comunicação de massa, tipo a televisão, ou promover grandes mobilizações de rua, sem ferir a legislação eleitoral que proíbe campanha eleitoral antecipada.

O próprio Iris tem interesse em manter Júnior por perto, talvez como candidato a vice ou a senador, garantindo a “estrutura” necessária para a campanha.