quarta-feira , 1 maio 2024
GoiásImprensa

Opção: principal adversário de Friboi é Friboi. Duda Mendonça pode aparar arestas criadas?

Veja nota do Jornal Opção:

O principal adversário do empresário e pré-candidato a governador Júnior é Friboi

Duda Mendonça pode aparar as arestas criadas por Friboi?
Qual é o principal adversário do governador Marconi Perillo? Iris Rezende. Qual é o maior adversário do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende? Marconi Perillo. E qual é o maior adversário de Júnior Friboi? A resposta pode até ser redutora, mas o principal adversário de Júnior é Friboi.

Não se sabe se Júnior Friboi segue a orientação de alguém. É provável que a influência de Duda Mendonça — o marqueteiro que refez a imagem de Lula da Silva (deixou de falar “menas”, passou a usar ternos bem cortados e aparou a barba) — ainda não possa ser notada. Por enquanto, talvez por seguir tão-somente o que pensa — políticos endinheirados às vezes subestimam sugestões de plebeus e há aliados que, para adular ou conquistar apoio financeiro, costumam elogiá-los —, Friboi tem cometido uma série de erros, fabricando adversários reais a partir de informações imprecisas ou imaginárias.

Há quem diga que, ao fazer críticas, Friboi está pressionando o PT a se definir, sobretudo porque acredita que o partido dos prefeitos Paulo Garcia e Antônio Gomide quer lançar candidato próprio ou então pretende apoiar Iris Rezende. Isto não deixa de ser verdade. Mas em política não se conquista aliados “batendo”.

Friboi talvez não perceba que, se consegue conquistar peemedebistas com a promessa de uma estrutura ampla, não fará o mesmo com o PT de Gomide e Paulo. Também não conseguirá atrair Vanderlan Cardoso, o pré-candidato do PSB a governador de Goiás, quando, na prática, devastou seu partido, retirando-lhe o apoio dos principais perfeitos.

Se quer mesmo ser candidato, e tudo indica que quer, Friboi precisa, com certa urgência, encontrar um articulador político para orientá-lo. Sobretudo, se quer mesmo ir adiante, para não ser atropelado por si próprio, por sua língua viperina, deveria ouvir um pouco mais Iris Rezende, que, além de experiente, tem coragem de dizer-lhe a verdade. Aquele que “recebe” estrutura às vezes tem receio de desagradar seu financiador. Iris, com 55 anos de vida pública, sabe dizer a verdade, de maneira nua e crua, mas não ofensiva. Resta saber se Friboi quer ouvir a verdade ou a velha “música” da adulação dos que estão muito mais de olho em seu dinheiro farto… do que em qualquer outra coisa.