Palestra “secreta” de Paulo Garcia em Washington e “100 técnicos” de Vanderlan foram as grandes lorotas de 2013

A famosa palestra que o prefeito Paulo Garcia teria feito em Washington, mas ninguém viu, e o anúncio de que “100 técnicos” estariam trabalhando em um plano de Governo para o empresário Vanderlan Cardoso foram, sem dúvidas, as grandes lorotas da política em Goiás, em 2013.

Comecemos pela anunciada e celebrada “palestra” que o prefeito Paulo Garcia teria sido convidado a “ministrar” para uma plateia supostamente reunida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington, nos Estados Unidos. Paulo viajou para lá, por conta da Prefeitura de Goiânia, e… pronto. Ninguém nunca viu uma foto ou uma informação oficial sobre a tal palestra e o tal evento. Durante uma semana, a repórter política de O Popular, Fabiana Pulcineli, pressionou a assessoria de imprensa do Paço Municipal atrás do texto ou de detalhes sobre o que Paulo Garcia teria dito em Washington, mas não recebeu resposta.

Lorota, portanto. A tal palestra “secreta”, provavelmente, nunca existiu. Nem mesmo o convite que teria sido formulado pelo BID a Paulo Garcia foi mostrado pela Prefeitura. Lorota… e das grandes, com o agravante de ter sido financiada pelos cofres municipais, já que nada foi esclarecido sobre os objetivos da viagem do prefeito aos Estados Unidos e o que isso traria de positivo para Goiânia.

A outra grande lorota de 2013 foi e continua sendo protagonizada em 2014 pelo pré-candidato do PSB a governador, Vanderlan Cardoso. Pressionado a se manifestar sobre as suas propostas para o Governo do Estado, Vanderlan primeiro disse que tinha uma equipe de “técnicos com formação acadêmica e científica” trabalhando no seu plano de metas. Depois, mudou a conversa e informou que seriam “100 técnicos” elaborando projetos para ele. Por fim, acrescentou que todos esses técnicos seriam da Secretaria da Fazenda – e se negou a revelar o nome de qualquer um deles, sob a alegação de que poderiam ser “perseguidos”.

A lorota de Vanderlan não terminou aí. Em entrevista a O Popular, na primeira edição de 2014, ele assegurou que há oito meses vem “elaborando” o seu planejamento para Goiás, mas que, por enquanto, nada poderia revelar – repetindo o mote do ex-governador Alcides Rodrigues, o milionário de Senador Canedo garantiu que “no momento oportuno” as suas propostas seriam divulgadas, sem esclarecer, é claro, quando viria esse “momento oportuno”.

Paulo Garcia e Vanderlan Cardoso – os autores das insuperavelmente maiores lorotas de 2013.