O marqueteiro Duda Mendonça, que esteve em Goiânia nesta quarta-feira e está assessorando o bilionário Júnior Friboi, tem um histórico consistente de derrotas eleitorais em Goiás. Desde 1994 até 2010, Duda acumula quatro insucessos em terras goianas.
Duda veio a Goiás pela primeira vez em 1994, para fazer a campanha de Lúcia Vânia para o Governo. Perdeu (o eleito foi Maguito Vilela). Voltou em 1998, no segundo turno, com Iris Rezende. Perdeu de novo (o eleito foi Marconi Perillo). Em 2004, assumiu a campanha da reeleição de Pedro Wilson. Nova derrota (Iris ganhou). Finalmente, em 2010, deu uma consultoria à distância, a sua grande especialidade, no segundo turno, para Iris Rezende e o resultado foi o que se viu (Marconi foi o vencedor).
Em todas essas campanhas, Duda foi o mesmo: vendeu caro o seu peixe e quase não veio a Goiás, mandando em seu lugar uma equipe de publicitários. Ele é conhecido por empurrar nos clientes uma espécie de “kit campanha”, que repete em Estados e cidades diferentes o mesmo slogan , temas e estilo de campanha.