sábado , 27 abril 2024
Sem categoria

MP acusa Luciano de Castro de associação criminosa, fraude e dispensa irregular de licitação

O presidente da Comurg, Luciano de Castro (queridinho do prefeito Paulo Garcia), foi afastado do cargo a pedido do Ministério Público do Estado por suspeitas de associação criminosa, fraude e dispensa irregular de licitação.

Além dele, também foram afastados e/ou estão sob investigação os ex-chefes de departamento Comurg Albertino Simão Borges e Otomilton Pereira Pignata, os comerciantes Raimundo Rairton Paulo de Assunção, Elizângela Elias Mendonça, Antônia Sônia Pereira Paulo, Fábio Antônio da Silva e Francisco Airton Paulo Assunção, o ex-titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Goiânia João de Paiva Ribeiro e os empresários Clever Marques, Paolla Raphaella Holanda Alves de Sá, Nilton Rodrigues dos Reis, Gregório Barreto Rangel, Flávio Aparecido de Souza, Dario Ribeiro da Silva, João Marcelo Passaglia Ribeiro, Eliane Faria do Carmo e Marli Ribeiro.

De acordo com o procurador Saulo Bezerra, eles formaram dois grupos distintos para fraudar licitações promovidas pela Comurg, entre os anos de 2009 e 2011, e por diversas prefeituras do interior de Goiás.

O esquema funcionaria mediante o prévio ajuste de preços e serviços, uso de documentos falsos, terceirização dos serviços contratados, uso de empresas constituídas apenas para servir de apoio (laranjas) e, assim, figurar em concorrências públicas desequilibrando o processo licitatório, bem como por dispensa de licitação fora das hipóteses legais, sem observâncias das formalidades, sempre em benefício das empresas Nacional Cardans Ltda. e a CCM Comércio de Peças Ltda.