domingo , 12 janeiro 2025
Goiás

Oito dos 12 prefeitos do PDT querem aliança com Marconi, informa o Diário da Manhã

Veja reportagem de Helton Lenine no Diário da Manhã:

O PDT, partido criado pelo ex-governador Leonel Brizola, não consegue falar a mesma língua em relação às eleições deste ano em Goiás. Há a ala que defende apoio à reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB), os que querem seguir com o PMDB de Iris Rezende ou de Júnior Friboi, os que preferem a candidatura de Vanderlan Cardoso (PSB) e também os que defendem Antônio Gomide (PT).

Dos doze prefeitos do PDT, oito estiveram com o vice-governador José Eliton (PP) para anunciar apoio que caminharão com o Palácio das Esmeraldas na sucessão estadual. São eles: Roldão Lisboa do Carmo (Baliza); Marilda Oliveira Pereira (Bom Jesus de Goiás); Andréia Lins Depollo (Damianópolis); Massilon Lira Vasconcelos (Formoso); Padre Agnaldo Gonzaga (Itaguari); João Rodrigues Neto (Jandaia); Francisco Teixeira Filho – Claudiênio (Padre Bernardo) e Itamar Lemes do Prado (Santo Antônio do Descoberto).

José de Lima, o único deputado estadual brizolista, integra a base aliada na Assembleia Legislativa e atua firme em defesa do respaldo do partido à reeleição do governador Marconi Perillo. José de Lima é, também, presidente do PDT em Anápolis, terceiro maior colégio eleitoral do Estado.

“Apoio a reeleição de Marconi Perillo porque o governador realiza um governo de obras, avançado e municipalista. Nos 246 municípios, há obras do atual governo, em diversas áreas. Além do mais, é um governador que se relaciona bem com os prefeitos da situação e da oposição, em igualdade de condições”, ressalta José de Lima.

O deputado pedetista lembra que, em Anápolis, sua principal base eleitoral, o governador mantém relacionamento “cordial e republicano” com o prefeito Antônio Gomide (PT) e executa um plano de obras “extraordinário”, como o Centro de Convenções, a Plataforma Logística, o Aeroporto de Cargas, além de investimentos em saneamento básico, água tratada, habitação, educação, saúde, segurança pública e programas sociais.

Os oito prefeitos e o deputado estadual José de Lima pretendem apresentar à Convenção do PDT, em junho, documento em que defendem coligação com o PSDB. “Vamos mostrar à deputada federal Flávia Morais, ao presidente George Morais, aos demais prefeitos e aos delegados do partido que o melhor é caminharmos com o apoio ao governador Marconi Perillo”, adianta José de Lima.

Massilon Lira Vasconcelos, prefeito de Formoso (Região Norte), diz o melhor para o PDT é aliar-se ao PSDB de Marconi Perillo. “Temos parcerias com o governador e vamos apoiá-lo na sua caminhada rumo à reeleição.”

Marilda Oliveira Pereira, prefeita de Bom Jesus de Goiás, cidade que fica no Sul do Estado, também quer o PDT no palanque pela reeleição de Marconi Perillo. “Por ser um governador municipalista, Marconi deve permanecer à frente do Palácio das Esmeraldas. Por isso, vamos apoiá-lo nas eleições deste ano.”

Itamar Lemes do Prado, prefeito de Santo Antônio do Descoberto, cidade do Entorno do Distrito Federal, posiciona-se favorável ao projeto de reeleição de Marconi Perillo. “A prefeitura e o Estado realizam parcerias administrativas. Marconi tem sido correto conosco e com os prefeitos do Entorno do Distrito Federal. Estaremos com ele em 2014.”

Roldão Lisboa do Carmo, prefeito de Baliza, na Região do Rio Araguaia, diz que irá trabalhar pela reeleição de Marconi Perillo nas eleições deste ano. “É um governador madrugador, que visita com frequência os municípios sempre com obras. Vamos continuar as parcerias e trabalhar pela sua reeleição.”

George Morais: prévias sinalizam apoio a Vanderlan

O presidente do PDT goiano, George Morais, afirmou, à reportagem do Diário da Manhã, que as prévias junto aos filiados, realizadas pelo partido, em setembro do ano passado, durante 12 encontros regionais, sinalizam apoio à candidatura do empresário e ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB) ao governo estadual. Segundo ele, foram ouvidos 20 mil filiados, em municípios de todas as regiões do Estado. “A maioria esmagadora manifestou preferência pelo nome de Vanderlan Cardoso, inclusive em cidades dos prefeitos que se posicionam a favor da aliança do PDT com o PSDB de Marconi Perillo.”

George Morais, que é ex-prefeito de Trindade e marido da deputada federal Flávia Morais, disse que respeita a posição individual dos prefeitos que posicionam favoráveis ao Palácio das Esmeraldas, como também do prefeito de Inhumas, que defende apoio a Antônio Gomide (PT). “Agora, são opiniões isoladas. Em junho, o partido, em Convenção, vai tomar uma posição definitiva, com respeito à manifestação da maioria.”

George Morais e Flávia Morais não escondem, também, a preferência pela candidatura de Vanderlan Cardoso ao governo do Estado. Em 2010, o casal esteve no palanque de Vanderlan, que concorreu à sucessão estadual. Ela se elegeu deputada federal com expressiva votação.

O dirigente brizolista sustenta que irá reunir-se com o presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, para saber qual o caminho que o partido vai seguir em relação à sucessão presidencial e estadual. “Estaremos sintonizados com a direção nacional quanto às eleições deste ano em Goiás e no País.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...