sábado , 16 novembro 2024
Goiás

Samuel Belchior revela que ex-prefeito Iris Rezende está sem motivação

Em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal O Hoje, o presidente do PMDB, deputado Samuel Belchior, revela preocupação com a desmotivação do ex-prefeito Iris Rezende.

Veja a reportagem:

“Precisamos motivar Iris”, conclama Belchior

Ex-prefeito é tido como certo na composição do PMDB e PT para as próximas eleições

Loren Milhomem

Ainda sem aparecer e provocar movimentações na cena política, o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) é tido como certo na composição entre PMDB e PT para as eleições do próximo ano. Mesmo que não se candidate novamente ao governo do Estado – o que não é descartado nem pelo PMDB, nem pelo PT –, companheiros acreditam que a maior liderança peemedebista possa tentar vaga ao Senado ou, no mínimo, influenciar de forma decisiva a formação da chapa oposicionista. Mas, para o presidente do diretório regional do PMDB, deputado Samuel Belchior, Iris tem se mostrado desmotivado e é preciso que a legenda trabalhe para trazê-lo de volta à cena política e, assim, reerguer a oposição, que tem se descoberto fraca e desunida.

Belchior diz que entre as pesquisas que o partido tem em mãos Iris tem liderado em todas, inclusive com larga diferença ao governador Marconi Perillo (PSDB). “Então, poderia ser o candidato se quisesse, mas cabe a ele decidir”, pondera. O deputado admite desmotivação por parte de Iris. Desde 2010, lideranças chegaram a cogitar que o líder peemedebista poderia se aposentar da vida pública, e a crença foi sustentada pelo afastamento de Iris das ações do partido. As conversas são de que ele trabalha nos bastidores e que, a exemplo de Marconi, anunciará seu posicionamento na chapa somente no próximo ano. Belchior desconversa as movimentações “no escuro”, e reitera: “Perfeitamente, ele está realmente desmotivado. Ainda não sabemos qual será a atitude dele. Caso não seja o candidato a governador, pode ser a outro posto, senão, ele pode até ajudar o candidato. O que sei é que precisamos trabalhar para motivar Iris, porque senão ele vai acabar desanimando, e vamos sentir falta dele nas eleições”, aconselha.

Assim como os outros colegas de legenda, Belchior tem consciência da força que Iris ainda emprega ao partido, mas vai além: “No meu ponto de vista, ele sendo ou não candidato, vai ser o divisor de águas. Quem ele apoiar é quem vai ganhar as eleições”, prevê. Enquanto isso, o PMDB tem buscado se fortalecer no interior, mesmo sem o respaldo de Iris nas visitas que começarão fazer às regiões. O grupo de peemedebistas liderados por Belchior traçou projeto de começar no próximo dia 5 a caravana pelo Vale do São Patrício, onde conta com a maioria de prefeitos peemedebistas e petistas.

Belchior disse que o intuito das visitas é conhecer as expectativas da população e, a partir disso, começar a montar o plano do partido para a sucessão estadual. “Fazemos muito mais ouvir do que falar, e tem sido muito importante para nós porque vai dando o norte e o caminho que temos de seguir em 2014. Dia 5, vamos começar primeiro em Uruana e, em seguida, Carmo do Rio Verde, Ceres, Ipiranga de Goiás, Nova América, fechando o encontro regional em Rubiataba. O que estamos fazendo é mobilizar o Estado inteiro, mobilizar as regiões para que elas possam estar cada vez mais entoadas conosco, preparadas para as eleições de 2014,”

O deputado, que é tido como um dos nomes para disputar a sucessão estadual, e já foi até lançado candidato em um dos municípios visitados recentemente, reitera que o partido dificilmente abrirá mão de lançar o nome ao governo do Estado, mas considera que ainda há pontos a serem ajustados para isso. “O PMDB é um partido muito grande. Aonde você vai, vê a força que ele tem em todos os municípios. O que precisa é aparar alguns parafusos nessa engrenagem e preparar para a guerra em 2014”, diz. Belchior acredita em chapa única, embora, a exemplo de 2010, a chamada terceira via poderá estar no páreo, uma vez que alguns nomes já externaram desejo de se lançar candidato, como o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM). “Mas vamos conversar o máximo possível, convergir interesses e montar uma boa chapa única da oposição em 2014”, crê.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...