quinta-feira , 16 maio 2024
EleiçõesGoiás

Ivan Ornelas no Diário da Manhã: “Friboi ostenta e exibe dinheiro para convencer. Isso é público e notório”

Veja matéria do jornal Diário da Manhã:

Ornelas pede expulsão de Friboi

Diário da Manhã
Helton Lenine Da Editoria de Política & Justiça

O ex-deputado Ivan Ornelas protocolou, ontem, representação em que pede a expulsão do PMDB do pré-candidato a governador José Batista Júnior, o Júnior Friboi, sob alegação de que o empresário fere o “Código de Ética” do partido ao desenvolver uma prática política sustentada pela força do “poder econômico.”

Ao reafirmar que pretende disputar a convenção do PMDB, em junho, para a escolha do candidato ao Palácio das Esmeraldas, Ivan Ornelas invoca a carta do ex-governador Iris Rezende entregue na última terça-feira, através da qual desiste de concorrer ao governo do Estado, como principal fundamento da violação de Júnior Friboi ao Código de Ética do PMDB.

Ivan Ornelas cita que, na carta, Iris sustenta que desistiu de não participar de uma “disputa mercadológica”, na qual o ideal foi substituído pela “compra e venda” do apoio e do voto. “Ao dizer que não esperava ver o PMDB entregue ao “mercado”, adianta o ex-deputado, “Iris Rezende, com habilidade, mostrou que não pode ser derrotado numa convenção cujo resultado já foi comprado pelo pré-candidato Júnior Friboi.”

O também pré-candidato a governador ressalta que a renúncia de Iris Rezende, “maior líder do PMDB goiano”, foi a vitória do “abuso do poder econômico” na disputa interna do partido. “É publico e notório que a disputa entre os outros pré-candidatos, inclusive eu e Friboi, é a disputa do ideal contra o dinheiro.”

Ivan Ornelas, em sua representação, diz que, durante encontro regional do PMDB, em Uruaçu, no norte do Estado, ouviu parlamentares, prefeitos e delegados do PMDB ressaltarem, em seus discursos, que apoiam o bilionário empresário por causa do dinheiro de Júnior Friboi para financiar a campanha eleitoral. “Aliás, isto é público e notório. E o que é público e notório dispensa prova.”

Em outro trecho, o peemedebista enfatiza que, nas eleições passadas, ainda filiado ao PSB, Júnior Friboi “entregou, em dinheiro, muitos milhões de reais aos candidatos, cujos recursos não foram devidamente contabilizados.” E acrescenta; “Em Formosa, foram mais de um milhão de reais pelo caixa ilegal.”

Ivan Ornelas frisa que, no PSB, o empresário usou, “ilegalmente, dinheiro e, no PMDB, usa também, ilegalmente, dinheiro, como único argumento para comprar a vaga de candidato a governador.”

O pré-candidato faz referência a artigo publicado por Júnior Friboi no Diário da Manhã, em que alardeia que as empresas de sua família faturam, anualmente, 80 bilhões de reais. “Friboi ostenta e exibe dinheiro para convencer”.

Ao concluir, Ivan Ornelas argumenta que pessoas simples já declaram que não votarão em Júnior Friboi, sob o argumento de que, “se ele já tomou tanto dinheiro do BNDES, vai tomar mais recursos do governo do Estado de Goiás para recuperar o que está sendo investido na viabilização de sua candidatura a governador.”