terça-feira , 5 novembro 2024
Goiás

Justiça considera ilegal contrato que Vanderlan assinou com time de futebol quando era prefeito de Senador Canedo

Mais uma para o pré-candidato a governador Vanderlan Cardoso (PSB) explicar. A justiça considerou ilegal o convênio que ele assinou, quando prefeito de Senador Canedo, com o principal time de futebol da cidade – a Canedense, no valor de R$ 550 mil.

O contrato vigorou, segundo notícia publicada no site do Tribunal de Justiça (leia aqui), entre 2005 e 2006. O desembargador Leobino Valente, em decisão unipessoal, considera que houve desvio de finalidade e má destinação do dinheiro.

A ação foi ajuizada pelo Ministério Público (MP), que apontou que clube teria usado a verba pública sem contraprestação social, prevista no acordo.

O MP diz que houve “apenas promoção de um time de futebol profissional”, com verbas utilizadas para pagamento de salário dos jogadores, hospedagens, alimentação, entre outros desvios de finalidade.

De acordo com o convênio assinado, o time teria que realizar eventos esportivos juvenis e infantis, para incentivar a prática de esporte na cidade.

Como agravante, o presidente do time, Marco Antônio Caldas Júnior, na época da assinatura do contrato, era secretário municipal de agricultura e, depois, assumiu o posto de secretário municipal de esportes.

Para o desembargador, não foi correto movimentar recursos públicos para a atividade privada, mediante, ainda, a participação de um administrador do Poder Municipal. “Os gastos não só fogem da finalidade para a qual existe a autorização legislativa, como também ferem o princípio da razoabilidade”.

A assessoria do TJ ainda não informou no site que consequências vão decorrer dessa decisão.

(com informações do site do Tribunal de Justiça de Goiás)

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...