Nota principal da coluna Giro, de O Popular, nesta terça-feira, destaca o relatório da Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda, que apontou a redução no endividamento do Governo do Estado nos últimos três – período que corresponde ao terceiro mandato de Marconi Perillo.
O relatório contraria o discurso da oposição. Segundo informa Jarbas Rodrigues, titular do Giro, a STN analisou a “evolução do endividamento dos Estados, apontando que Goiás teve a maior redução proporcional entre 2010 e 2013”.
A oposição, principalmente através dos pré-candidatos Júnior Friboi e Vanderlan Cardoso, vinha dizendo o contrário, ou seja, que a dívida do Estado estava aumentando e poderia sair de controle.
Jarbas dá os números: “A relação receita líquida/dívida do Estado era de 129,9 pontos em 2010. No ano passado esta proporção caiu para 92,3 pontos, redução de 37,5%, graças ao aumento da arrecadação estadual no período”. E acrescenta um comentário do próprio governador Marconi Perillo:
“O Tesouro Nacional fez o maior reconhecimento oficial e isento acerca da responsabilidade fiscal adotado nos meus governos”.