Cinco autos de infração aplicados contra a JBS S.A. pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por suposta sonegação fiscal, foram incluídos na dívida ativa do Estado na última segunda-feira.
A informação é do jornal O Popular, nesta sexta-feira. Foi O Popular quem fez a denúncia de que o Grupo JBS-Friboi, que pertence à família do bilionário Júnior Friboi, é o maior devedor do Estado, depois de ter sido autuado pelo Fisco por deixa de recolher R$ 1,3 bilhão de reais relativos a ICMS em operações de vendas de carne ao exterior.
O Popular descobriu que, mos últimos 9 anos, a empresa recebeu 49 autos de infração aplicados pela Secretaria da Fazenda de Goiás (Sefaz-GO), a grande maioria por não recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na exportação de carne bovina, totalizando R$ 1,3 bilhão.
A inscrição de débitos fiscais, segundo explicou o secretário da Fazenda, José Taveira, a O Popular, “significa que o contribuinte não teve seu recurso acolhido na via administrativa. Ou seja: para a administração pública a empresa passa a ser devedora”.