O bilionário Júnior Friboi internou-se no hospital para retirar uma hérnia abdominal que o incomodava há tempos. Mas ele enfrenta um outro padecimento que nenhuma cirurgia do mundo pode corrigir: o seu baixo desempenho nas pesquisas, que vem causando descontentamento no PMDB até mesmo entre os seus apoiadores.
Na pesquisa Fortiori, divulgada nesta semana pelo DM, no cenário mais provável para outubro, isto é, com Marconi Perillo, Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide, Júnior Friboi não passa de 15%, em terceiro lugar atrás de Vanderlan, que conseguiu 16%. Na pesquisa espontânea, o fiasco é ainda maior: Friboi só é lembrado por 2% dos eleitores, enquanto Marconi, que está em 1º lugar, teve 17 das preferências.
O número caiu como uma bomba dentro do PMDB. Entre os iristas, claro, foi comemorado, enquanto a galera friboizista entrou em clima de apreensão.
Quase um ano atrás, Friboi passou a dizer que cresceria nas pesquisas e que até junho alcançaria 30% – e isso sem contar com a saída de Iris Rezende. Mas, mesmo com Iris se retirando, o desempenho do empresário não melhorou e está na metade (15%) do que ele prometeu e agora é motivo de preocupação até entre os seus próprios apoiadores.