O jornal O Popular destaca, nesta terça-feira, uma tremenda derrapada do deputado federal Ronaldo Caiado, que, em discurso na convenção do PMDB, frente a frente com Iris Rezende no palanque, chamou o velho cacique peemedebista de “galo velho”.
Segundo Caiado, usando uma comparação que ele repete sempre que quer atacar adversários, que está no Governo acostuma-se com o poder e se transforma em “frango de franja”. E explicou: “Frango de granja tem carne mole. Você, Iris Rezende, é galo de terreiro. Acostumado no sol e na chuva. É galo velho que sobreviveu. É carne dura, tem raça”, emendou imprudentemente Caiado.
A metáfora caiadista irritou familiares de Iris e amigos e assessores mais chegados. É que o comando de campanha peemedebista temn preocupação com a possível exploração da idade avançada do velho cacique peemedebista, que aparece em estudos qualitativos como negativa para a imagem do candidato. Não foi atoa, por isso mesmo, que o presidente estadual do PMDB, Samuel Belchior, dedicou praticamente todo o seu discurso na convenção à defesa do suposto vigor físico de Iris para enfrentar as exigências da campanha e, em caso de vitória, do próprio Governo.