domingo , 12 janeiro 2025
EleiçõesGoiás

Sem rumo: “Plano de Metas” de Vanderlan desrespeita a gramática, só tem generalidades e propõe até “democratizar a democracia”

Anunciado nas redes sociais com grande estardalhaço e postado em um site na internet, o “Plano de Metas” do empresário Vanderlan Cardoso é constituído por um texto que não respeita as regras da gramática, traz dezenas de citações de grandes vultos da humanidade e inclui propostas sem pé nem cabeça, como uma que textualmente pretende “democratizar a democracia” (está lá, na página 4).

O plano, preparado pelo ex-secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, que não tem formação superior em qualquer área e muito menos em matéria de planejamento, é repleto de metas genéricas e, em alguns pontos, parte de dados completamente irreais e fictícios – como a afirmação de que o Estado n ão aplica 12% do orçamento na Saúde, o que é uma inverdade.

O plano tem apenas 23 páginas e muitos erros de português, além de ter a leitura dificultada pela má distribuição de vírgulas, inclusive separando sujeitos de seus respectivos predicados.

Há fortes referências a supostas ações que teriam ocorrido nos anos 2006 a 2010, em que o governador Alcides Rodrigues administrou o Estado, tendo Braga como lugar-tenente na Secretaria da Fazenda. Isso explica as constantes referências ao período – coincidentemente uma época de inatividade e desorientação do aparelho de Estado em Goiás, a partir da inércia de Alcides e da sua equipe de trabalho (o governador passou quase 5 anos sem reunir a sua equipe).

As metas propriamente ditas, no plano de Vanderlan, são as mais tímidas possíveis e denotam uma visão fiscalista do Estado, ou seja, a preocupação de não gerar gastos, daí a preferência massiva, no texto, por generalidades do tipo “fomentar”, “desenvolver”, ”elevar”, “disponibiliazar”, “promover”, “garantir”, “evidenciar”, “prover”, “induzir” ou “potencializar”.

Enfim, uma empulhação.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Eleições

Tião Peixoto é eleito vereador de Goiânia com 5.724 votos. Veja a lista com os eleitos

FATO Sebastião Peixoto (PSDB), volta à Câmara Municipal de Goiânia, após vencer...