segunda-feira , 29 abril 2024
EleiçõesGoiás

Diário da Manhã publica pesquisa do Instituto Veritá, mostrando que Marconi pode vencer no 1º turno

O Diário da Manhã publica, nesta segunda-feira, pesquisa do Instituto Veritá, de Uberlândia, mostrando que o governador Marconi Perillo pode vencer as eleições ainda no primeiro turno.

Segundo a pesquisa, Marconi, no levantamento estimulado, lidera com 42,7% das intenções de voto. Considerando-se apenas os votos válidos, Marconi aparece com 50,1% – o que corresponde à vitória no primeiro turno. Iris Rezende (PMDB) é o segundo colocado com 26,6% na estimulada e 31,2% quando são levados em conta apenas os votos válidos.

Em terceiro lugar, aparece Vanderlan Cardoso (PSB) com 8,9%. Antônio Gomide (PT) é o quarto colocado com 4,9%. Os candidatos Marta Jane (PCB), Alexandre Magalhães (PSDC) e Wesley Garcia (PSOL) aparecem, respectivamente, com 0,9%, 0,6% e 0,5% das intenções de voto. O Instituto Veritá ouviu 2.065 eleitores em todas as regiões do Estado e a margem de erro é de 2,16 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Marconi cresceu 1,4 ponto porcentual em comparação com pesquisa anterior do próprio Veritá, publicada há dois meses também no DM. Iris, por sua vez, teve uma queda de 6,6 pontos porcentuais na preferência do eleitorado goiano, abrindo assim a vantagem de 16,1 pontos para o governador. Vanderlan e Gomide apresentaram queda de 2,4 pontos e 0,1 ponto respectivamente.

Na pesquisa espontânea, Marconi Perillo também lidera com larga vantagem. O governador totalizou 33,5% das intenções de voto, 17,6 pontos porcentuais à frente de Iris Rezende, que aparece com 15,9%. Vanderlan tem 5,3% e Gomide, 2,8%. Caso haja segundo turno entre e Iris e Marconi, o governador aparece, segundo a pesquisa, com 58,7%, enquanto o peemedebista tem 41,3%. Se na simulação de segundo turno Marconi enfrenta Vanderlan, a vantagem do tucano é ainda maior. Marconi aparece com 68,9% das intenções, diante de 31,1% do candidato do PSB. Se o adversário de Marconi for o ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, o tucano também ficaria à frente com 75% das intenções de voto. O petista aparece com 25%.