segunda-feira , 29 abril 2024
EleiçõesGoiás

Entenda os motivos: depois de 4 anos de “campanha” equivocada, Vanderlan, que teve 16,6% dos votos em 2010, despenca para 8% no Ibope

O milionário Vanderlan Cardoso continua colhendo notícias negativas a cada pesquisa divulgada em Goiás.

No levantamento do Ibope, divulgado pela Televisão Anhanguera e pelo jornal O Popular, Vanderlan aparece com apenas 8% das intenções de votos. Em 2010, quando disputou o Governo do Estado pela primeira vez, o empresário obteve 16,6% dos votos. Passou quatro anos em campanha e agora, segundo o Ibope, tem a metade desse capital.

Por que Vanderlan caiu? É claro que o estilo de “campanha” que ele adotou não funcionou. Vanderlan passou 4 anos viajando aos municípios, para reuniões esvaziadas, entrevistas a veículos de comunicação sem público e visitas a políticos de outros partidos. Nunca conseguiu plateias significativas para ouvir os seus discursos.

E discurso é outro problema para ele. Vanderlan é ruim de comunicação oral. Não se expressa com clareza e tem postura arrogante – decorrente, analisa um psicólogo, da inevitável introjeção na sua personalidade do sucesso que teve na vida empresarial, transformado em superioridade sobre a maioria esmagadora dos mortais. Ou seja: Vanderlan, que nasceu pobre, conseguiu ficar riquíssimo, mas 99,9% dos seres humanos não. Por que ele não concluiria que é melhor que quase todos?

Além de tudo isso, o milionário enveredou por um caminho polêmico: em vez de propostas, passou a priorizar ataques ao governador Marconi Perillo. Detalhe: Marconi não é adversário de Vanderlan. Se houver segundo turno (se houver), uma das vagas está reservada ao governador. A outra, por enquanto, é de Iris e Iris, portanto, é o verdadeiro adversário de Vanderlan. Sem remover Iris da sua frente, o ex-prefeito de Senador Canedo encerrará sua aventura eleitoral no dia 5 de outubro, quando o primeiro turno será decidido.

Por último, Vanderlan até que esperneou, correu atrás, mas não conseguiu nenhum partido de expressão para montar uma coligação nem qualquer político de peso para a sua base. Quer dizer: não tem estrutura nenhuma. Apesar da sua imensa fortuna, a sua “campanha”, na verdade, sempre foi modesta em dispêndio de recursos. Ao Tribunal Regional Eleitora, Vanderlan declarou possuir milhões e milhões em dinheiro depositado em bancos. Só que não gasta.

Todas as pesquisas mostram o empresário em queda galopante. Não há milagre que possa reverter essa tendência e o pior é que limite dessa corrida ladeira abaixo parece não ter sido encontrado ainda.

[vejatambem artigos=” 39029,39014,39025,38850… “]