sábado , 16 novembro 2024
Goiás

Blogueira diz que Tibúrcio, Vecci, Adriana, Schreiner e Edward são a cara nova da velha política

A blogueira Lênia Soares resolveu dar uma folga nos ataques ao governador Marconi Perillo e decidiu apontar sua metralhadora para os novos nomes que são especulados como futuros candidatos a cargos eletivos.

Amargurada com a política, Lênia desconfia dessas novidades e afirma que “são novos nomes da velha política.

Veja o artigo:

Os novos nomes da política

A dinâmica bienal no cenário político é inevitável. Em cada eleição, novos nomes aparecem como símbolo de renovação, força, entusiasmo… História que se repetiria sem alterações não fosse um pequeno detalhe: a corrupção. De Rosemary Noronha ao Caso Cachoeira, a grande marca de 2012 foi a sujeira escancarada da política brasileira.

Com tantos escândalos pautando a mídia nacional, não há como esperar um eleitorado engajado e confiante nos velhos representantes. Agora, eles mais que querem, exigem novas propostas, ideias, caras e discursos. E aqui surge a oportunidade. Assim que aparecem na esfera pública figuras como Henrique Tibúrcio, Edward Madureira, Adriana Accorsi, Giuseppe Vecci, José Mário Schreiner, dentre outros.

São os novos nomes da velha política.

Tibúrcio é um exemplo do inusitado. O presidente da OAB tem dado indícios de que deixará a Ordem dos Advogados para disputar uma vaga no Legislativo. A migração de um poder para outro surpreende pela distância entre os perfis. A saída de uma área influente e respeitada dentro do segmento profissional não foi sequer ensaiada por líderes anteriores do órgão.

O momento é, de fato, propício para o presidente. Perante a mácula do segmento político, alguém que represente o Direito pode até se apropriar do discurso de um ex-senador e tornar-se o novo ‘paladino da ética e da razão’. Há chances.

Edward Madureira, reitor da Universidade Federal de Goiás, é representante de um segmento tido como intelectual e revolucionário. O reitor pode resgatar o discurso de militância embasada teoricamente e com perspectivas de futuro.

Madureira jacta-se ainda da grande atuação dentro da UFG. A universidade cresceu, amadureceu e expandiu suas vagas. Se sua gestão foi favorecida pelo grande direcionamento de verbas Federais, não é o caso. Sendo ou não um administrador privilegiado pelo momento, a utilização do mérito no discurso é legítima.

Adriana Accorsi já era esperada. Nova na idade e na política, não deixa de ser herdeira do experiente Darci Accorsi, ex-prefeito de Goiânia. A expectativa do seu ingresso na vida púbica veio, de antemão, do DNA. Seu destaque e reconhecimento na Segurança Pública, porém, foi a cereja no bolo da delegada.

Vecci, apesar de não ser tão novo assim, caminha para seu primeiro pleito eleitoral. O secretário é militante dos velhos tempos. Integrou as equipes do ex-governador Henrique Santillo e do atual, Marconi Perillo, em mandatos anteriores e neste, sempre com grande reconhecimento. Hoje, trabalha para sair dos bastidores e passar ao primeiro plano da política goiana.

José Mário, futuro integrante do PSD, também já não goza de muita juventude. Sua vantagem é a influência. O presidente da Faeg caminha para herdar o segmento representado por Ronaldo Caiado (DEM) e pode inibir a candidatura do tucano Leonardo Vilela. Sua articulação é nacional. Ligado à senadora Kátia Abreu, o líder dos agropecuaristas goianos é cotado como futuro presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Novos. São novos nomes na política de Goiás. Se terão novas, ou velhas, práticas… Outra história.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...