Saiba quem é Fernando Carneiro, o homem que está desafiando o poderoso Tribunal de Contas

O homem que está desafiando o poderoso Tribunal de Contas do Estado de Goiás – o procurador Fernando Carneiro – faz aniversário na próxima segunda-feira, 15.

Como presente, ele ganhou antecipadamente nesta quinta-feira um processo disciplinar, pelo qual será investigado pelo TCE supostamente por vazar informações na internet (e já disse a amigos que não tem receio algum).

Há mais de uma década trabalhando no Tribunal, mas sem ser subordinado aos conselheiros, pois é membro do Ministério Público de Contas, Fernando Carneiro abriu um blog supermovimentado na internet, chamado Controle de Contas Públicas – onde estaria vazando as tais informações do TCE.

Na verdade, nesse blog, implacavelmente, ele posta matérias objetivas, geralmente acompanhadas de farta documentação, expondo o que considera como irregularidades tanto no TCE quanto em outras esferas da administração pública, inclusive nacionais.

Seu maior aliado é o também procurador Helio Telho, outro membro do Ministério Público (federal), criador contumaz de casos com os políticos que ocupam cargos públicos, responsável pela investigação que levou à prisão o irmão de Iris Rezende, o médico Otoniel Machado, no bojo do escandaloso Caso Caixego.

Essa dupla vem atazanando a vida dos conselheiros do TCE. Eles acusam seis deles de empregarem parentes na Corte, prática proibida e que tem até um nome carregado de antipatia popular – nepotismo.

Os dois conseguiram abrir um processo, arrancaram uma liminar na Justiça obrigando o Tribunal a divulgar a lista de funcionários e fatalmente vão obter resultados concretos, ou seja, vão conseguir a demissão dos privilegiados parentes dos conselheiros.

Nenhum dos dois é de fugir de briga. E essa agora com o Tribunal de Contas do Estado vai ficar feia.