segunda-feira , 29 abril 2024
EleiçõesGoiás

Pesquisa Fortiori, divulgada neste domingo pelo Jornal Opção, coloca Marconi 12 pontos à frente de Iris

Além do instituto Serpes, o Fortiori também divulgou pesquisa de intenção de voto para o governo do Estado neste domingo.

O levantamento ilustra as páginas do Jornal Opção e, a exemplo de todas as outras sondagens de opinião publicadas nesta eleição, coloca o governador e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) na liderança.

Enquanto o Serpes diz que a vantagem do tucano sobre Iris Rezende (PMDB) é de 11,3 pontos percentuais, o Fortiori afirma que a frente é de 13 pontos. Marconi aparece com 38%, seguido por Iris (26%), Vanderlan Cardoso (4%) e Antônio Gomide (3%). Os demais não chegam a 1%.

De acordo com a reportagem que acompanha a pesquisa, assinada pelo jornalista Afonso Lopes, Marconi já alcança 46,5% dos votos válidos e está a 3,5 pontos da marca necessária para liquidar a fatura no primeiro turno.

O governador supera todos os adversários em simulações para um eventual segundo turno. No cenário mais provável, contra Iris, o tucano teria hoje 46% dos votos contra 37% do peemedebista.

O Opção comparou o levantamento divulgado neste domingo com outros dois, realizados pelo mesmo instituto, em junho e julho. A curva de Marconi é ascendente. Ele partiu com 44%, chegou a 46 e agora tem 46,5%. Iris fez o caminho inverso. Começou com 36%, caiu para 34% e agora aparece com 32,2%. Vanderlan oscilou entre 11% e 9% e Gomide, entre 9% e 8%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 deste mês e ouviu 1.000 eleitores. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.