O cientista político e professor universitário, Luiz Signates, afirma, em artigo publicado na internet, que o governador Marconi Perillo deve ser o grande vencedor das eleições e com boas chances de ganhar já no 1º turno. Segundo ele, Marconi realizou, nos últimos anos, diversas obras e ações e apostou em uma campanha amplamente propositiva, enquanto seus adversários colocaram a crítica em primeiro lugar.
“A pauta da oposição, para o bem ou para mal, sempre foi Marconi Perillo. O ‘quem bate, perde’, típico do processo eleitoral brasileiro, mostrou mais uma vez seus resultados”, diz Signates no texto.
Segundo o cientista político, as pesquisas permitem uma confirmação e uma surpresa. A primeira diz respeito ao favoritismo de Marconi. “Não só se manteve, mas ganhou solidez ao longo da campanha”, destaca.
O segundo ponto, a surpresa, é a decadência da imagem e da força do principal adversário do governador, Iris Rezende. “São entre 14 a 18 pontos de frente para Marconi sobre o peemedebista”, lembra Signates, ressaltando que, considerando-se apenas os votos válidos, o tucano vence Iris no 1º turno com quase 20 pontos de diferença.
O professor acredita que o cenário eleitoral já está com a tendência definida e dificilmente deve se alterar. “A probabilidade parece ser, cada vez mais, a de um fechamento de contas já no 1º turno, no que deve ser, caso se confirme, uma vitória histórica de Marconi Perillo”, avalia.
[vejatambem artigos=”40182,41296,3… “]