quinta-feira , 2 maio 2024
EleiçõesGoiás

Disputa pela presidência da Assembleia começa acirrada entre Chiquinho, Vitti e Tejota. Marconi, por enquanto, não entrou no jogo

Já está caminhando a todo vapor a disputa pelo segundo cargo mais importante na hierarquia política de Goiás: a presidência da Assembleia.

A corrida começou acirrada entre os deputados Francisco de Oliveira, do PHS; José Vitti, do PSDB; e Lincoln Tejota, do PSD.

Pela tradição – veja bem, leitor: tradição e não imposição legal – o presidente da Assembleia costuma sair da bancada com maior número de parlamentares. Na próxima legislatura, mais uma vez, é o PSDB o partido que contará com mais deputados, 7 no total.

Em tese, o deputado José Vitti leva vantagem, portanto, por ser do PSDB. Mas só em tese. Nada impede que o próximo presidente venha de qualquer outra bancada, como resultado de um acordo entre a maioria dos deputados.

Também em tese, o governador Marconi Perillo é o principal fator de definição do nome que vai ocupar a presidência do Legislativo – que é elemento chave da governabilidade do Estado.

Por enquanto, o governador observa o início da disputa,sem sinalizar preferência por qualquer dos concorrentes.