domingo , 5 maio 2024
Goiânia

Em despedida, Clécio admite: “não fui o presidente que gostaria de ter sido”

Na cerimônia em que transmitiu o comando do poder Legislativo de Goiânia ao vereador Anselmo Pereira (PSDB), o ex-presidente da Câmara Municipal Clécio Alves (PMDB) reconheceu que enfrentou enormes dificuldades em seus dois anos de mandato. “Não fui o presidente que gostaria de ter sido”, afirmou.

Clécio foi um dos piores – se não o pior – presidente que a Casa já elegeu. Notabilizou-se pelo estilo agressivo e pouco dado ao diálogo. Ao lado da ex-líder da bancada do prefeito Paulo Garcia (PT), Célia Valadão (PMDB), atropelou o quanto pôde as discussões e impôs tantas manobras regimentais quanto foi possível.

Os dois anos em que Clécio foi presidente representaram um período negro para o Legislativo da Capital. Sob seu comando, o rolo compressor a serviço de Paulo Garcia (PT) aprovou um caminhão de medidas impopulares, que violentaram a população: afrouxamento do Plano Diretor, rejeição ao aditivo salarial para professores e venda de áreas públicas, para ficar em poucos exemplos.

Houve momentos marcantes, como o dia em que os professores invadiram o plenário e o acuaram na Mesa Diretora, forçando-o a sair do plenário aos berros. Sem falar da licitação milionária para extermínio de ratos, pombos e baratas na Casa, que ficou conhecida como a dedetização mais cara da história de Goiânia.

Foi por estes desmandos e manobras que Clécio perdeu a eleição para deputado estadual nesse ano, apesar de contar com uma poderosa estrutura de poder e cargos comissionados na sua retaguarda. Ele foi o primeiro presidente da Câmara em muito tempo a não se eleger para Assembleia Legislativa. Dos três antecessores, dois foram eleitos (Cláudio Meirelles e Francisco Júnior) e um (Iram Saraiva) simplesmente não disputou o cargo.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...