quarta-feira , 15 maio 2024
GoiásImprensa

Manchete principal de 1ª página de O Popular, nesta sexta, mostra que Goiás cresceu mais que o país nos últimos 10 anos

Manchete principal de 1ª página de O Popular, nesta sexta, informa que,“nos últimos dez anos, a economia goiana superou a brasileira, conforme avaliação sobre o Estado divulgada ontem no boletim regional do Banco Central. O Produto Interno Bruto (PIB) goiano cresceu, em média, 4,8% ao ano de 2005 a 2014, ante ao aumento médio de 3,4% do nacional. O desempenho foi atribuído ao comércio, indústria de transformação (biocombustíveis, alimentos e vestuário) e setor de serviços (transporte e prestadoras de serviços a empresas). Mesmo em ano de crise econômica, a análise mostra que o PIB goiano cresceu 0,5% no período de 12 meses encerrado em junho enquanto o País registrava retração de 1,2%. A participação goiana no PIB do Brasil também foi destacada pelo BC, passou de 2,5%, em 2004, para 2,8% em 2012 – último dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”.

O resultado da economia goiana nos últimos 10 anos é tão espetacular que motivou não só a manchete principal de O Popular, mas também recebeu destaque na maioria dos jornais brasileiros, como a Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo, por exemplo.

Para o secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, o bom desempenho de Goiás em relação ao resto do Brasil deve ser mantido, apesar da crise. “ “As bases da nossa economia são sólidas, diversificadas e as análises, estudos e projeções técnicas que possuímos indicam que o desempenho será melhor do que o do País este ano”, disse Thiago Peixoto, citando o aumento de 3,1% em agosto no setor de serviços e otimismo com o último trimestre para o comércio. O vice-governador, José Eliton, que também é o secretário estadual de Desenvolvimento, acrescenta que o resultado do PIB goiano consagra conceitos como internacionalização, atração de investimentos e aprimoramento tecnológico.