(Texto do site Comunique-se)
Estadão revela que EBC custa quase R$ 1 bilhão aos cofres públicos
Escrito por Renata Cardarelli
Criada no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é maior do que muita gente pensa. Matéria publicada pelo Estadão nesse domingo, 21, mostra que a estrutura emprega mais de 3.600 profissionais e que os gastos anuais giram em torno de R$ 900 milhões. Um dos repórteres que assinou a matéria, João Domingos conta ao Comunique-se que a apuração mostra um “aparato gigantesco de comunicação”.
“Há um gigantesco sistema de comunicação público. A reportagem é importante para mostrar a existência desse aparato, um aparato pago pelo contribuinte. Todos os salários, todos os contratos devem ser divulgados para a população”, avalia Domingos, da sucursal do Grupo Estado em Brasília. Além dele, assinaram a matéria os jornalistas Wilson Tosta, da sucursal do Rio de Janeiro, e Isadora Peron, de São Paulo.
Para facilitar o processo da apuração, que revelou o orçamento da empresa de comunicação pública para 2013, as tarefas foram divididas entre os três repórteres. “A EBC foi super acessível. Tudo o que perguntei, ela respondeu. No geral, as estatais não foram acessíveis. Uma delas, que nem entrou na matéria, disse que a direção da empresa não iria responder”, revelou Domingos, sem citar nomes.
A reportagem do Estadão explicita que a estrutura de comunicação federal se divide em três eixos. “O primeiro se propõe a uma espécie de ‘BBC brasileira’, com um serviço público de informações”, composto por TV Brasil, TV Brasil Internacional, oito emissoras de rádio e Agência Brasil. O segundo envolve a NBR, que transmite todas as cerimônias da presidência. Por sua vez, o terceiro eixo é composto por assessorias de imprensa.
O sistema, contudo, tem audiência baixa, já que no ano passado, a preferência pelo canal na grande São Paulo variou de 0,06 a 0,11 ponto no Ibope. Com praticamente o mesmo número de funcionários da EBC, o SBT (3.876 empregados) tem cinco emissoras, 103 afiliadas e teve audiência média de 5 pontos, na capital paulista.
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