quinta-feira , 16 maio 2024
Goiás

Px Silveira, em artigo no DM, diz que “celeuma” em torno das OSs nas escolas foi estimulada pela própria Raquel Teixeira, com sua “relutância” em defender o modelo

O agitador cultural Px Silveira, que é tio do secretário estadual de Planejamento, Thiago Peixoto, irrompe no caderno de opinião do Diário da Manhã, nesta sexta, culpando a secretária da Educação, Raquel Teixeira, pelo que chama de “celeuma” em torno da adoção do modelo de gestão compartilhada com as organizações sociais nas escolas do Estado.

Segundo Px Silveira, “a própria Raquel Teixeira disseminou a princípio desconfianças com relação ao mesmo modelo que agora, em nome do governo, finalmente ela diz querer implantar”. Foi isso que, acrescenta, “fez nascer o movimento das ocupações de escolas”, já que “é pública e notória a relutância da secretária em seguir desde o início a orientação do governador Marconi Perillo e implantar sob sua gestão esse sistema de compartilhamento inovador que se estabelece entre as OSs e o poder público”, escreve o articulista.

Para ele, “a relutância da secretária em adotar o sistema OS, seja por insegurança, desconhecimento ou por mera questão de fazer uso de sua autoridade, fez com que a implantação anunciada se arrastasse por todo o ano de 2015. E agora, aos 45 do segundo tempo de se iniciar o ano letivo do 2º ano do governo, justamente agora quando a secretária resolveu de fato vestir e suar a camisa das OSs, enfim convencida, surge a onda de ocupação das escolas, cujo precedente veio da capital paulista por motivos totalmente outros que a questão das OSs”.

Px Silveira condena as ocupações e afirma que se trata de um “movimento colado de São Paulo sem contudo haver correspondência aos fatos. Lá, a ocupação se deu por outros motivos que mais diziam da alteração de hábitos do que de métodos. Aqui, os manifestantes adotaram o lema contra a implantação das OSs por mera falta de ter alvos definidos que justificassem suas muitas insatisfações, que são veramente reais e frutos de carências históricas”.

Por fim, Px Silveira conclama Raquel Teixeira a ‘trabalhar duro” para superar as dificuldades que “ela mesmo ajudou a disseminar”.