domingo , 28 abril 2024
GoiásImprensa

Em editorial, O Popular reconhece o sucesso de ações do Governo para reduzir a violência, mas diz que é preciso mais e pede “ousadia” ao secretário Joaquim Mesquita

Em editorial, nesta quinta-feira, o jornal O Popular reconhece o sucesso de ações do Governo do Estado para reduzir a violência em Goiás, mas diz que é preciso mais para que melhores resultados possam ser alcançados.

“Foram positivas as ações da SSP-GO para reduzir a taxa (de homicídios) em 2015 e devem ser aplaudidas. Mas o número de assassinatos ainda é muito elevado e requer medidas mais ousadas para que a curva de homicídios caia ano a ano, como em São Paulo”, afirma o editorial.

Segundo O Popular, “o Estado de São Paulo e a capital paulista conseguiram reduzir drasticamente sua taxa de homicídios. Em 1999, a taxa na capital foi de 52,43. Desde então, caiu ano a ano e fechou 2015 com impressionantes 8,56%, abaixo do índice da ONU. Hoje, Goiânia e Aparecida são, portanto, bem mais violentas que São Paulo, que já deteve esse título por muito tempo”.

O jornal considera inaceitáveis as taxas registradas em Goiânia e Aparecida, mesmo tendo sido reduzidas: “Em 2015, Goiânia registrou 38,23 assassinatos por 100 mil habitantes e Aparecida de Goiânia, 57,48. Chama a atenção o número de Aparecida, município que concentra a população mais pobre e, como se vê, a maior vítima dessa violência. A ONU considera como epidêmicas taxas acima de 10 homicídios por 100 mil habitantes” – daí o pedido de mais “ousadia” ao setor de segurança do Estado, comandado pelo delegado federal e secretário Joaquim Mesquita.