terça-feira , 14 julho 2026
Goiânia

Prefeitura de Paulo Garcia atrasa repasse para clínicas de hemodiálise e coloca em risco vidas de milhares de pacientes

Paulo Garcia e Fernando Machado: epidemia

Pacientes renais crônicos promovem nesta quarta-feira, dia 28, protesto em frente ao Paço Municipal, às 8h30. Ato tem como objetivo denunciar a falta do repasse da Prefeitura de Goiânia às clínicas de hemodiálise.

Eles relatam que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia não fez a transferência do valor, de aproximadamente 3 milhões de reais às clínicas de diálise prestadoras de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o paciente e idealizador do protesto, Clodoaldo Pereira de Araújo, os pacientes renais crônicos estão pedindo socorro. Ele diz que um ou dois dias sem hemodiálise custam a vida do renal. “Não tem como aguentar a falta de sessões. O paciente vai morrer se nada for feito”, destaca.

Ainda segundo Clodoaldo, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o repasse no dia 1º de setembro e até hoje não repassou a verba para as clínicas de hemodiálise de Goiânia. “Quem sofre somos nós, os renais crônicos, pois, corremos o risco de ficar sem hemodiálise, o que pode custar nossas vidas” disse Clodoaldo e concluiu “as clínicas alegam que sem o repasse, não há condições de manter o atendimento dos pacientes renais crônicos”.

Goiânia possui atualmente 12 hospitais, entre particulares e públicos, credenciados pelo SUS que atendem aproximadamente 2,5 mil renais crônicos.

Artigos relacionados

Goiânia

Mulher vai parar no xilindró após fingir ser delegada e não pagar conta em salão de beleza de Goiânia

Intimidação Uma mulher identificada como Alessandra Ribeiro Souza Rodrigues foi parar no...

Goiânia

Tristeza e dor entre os servidores da Comurg após morte cerebral da colega atropelada em canteiro central de Goiânia enquanto trabalhava

Atropelamento Um motorista embriagado atropelou servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia...

Goiânia

Tiroteio deixa ao menos 2 mortos na região Noroeste de Goiânia

Troca de tiros Ao menos duas pessoas morreram após uma troca de...