sábado , 27 abril 2024
GoiâniaGoiás

Pregando a paz e olhando para o bandido como uma vítima dos desequilíbrios da sociedade, Balestreri nunca resolverá a crise da segurança pública em Goiás

O novo secretário de Segurança, Ricardo Balestreri, que assumiu há dois meses e praticamente nunca mais retornou ao noticiário depois da posse, é um historiador que nunca atuou nas linhas de frente do enfrentamento policial com o crime – ao contrário, foi um formulador que trabalhou na área de segurança nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva, sendo importante lembrar aqui que o governo federal não faz o combate direto aos bandidos, para dita normas, enquanto cabe aos Estados cuidar diretamente da proteção aos cidadãos contra a bandidagem.

Assim, Balestreri, pelo sim, pelo não, veio parar em Goiás, à sombra das suas estranhas opiniões sobre, por exemplo, a polícia militar, que ele combate, inclusive já tendo dito que os métodos de treinamento da força são “doentios”, enquanto ao mesmo tempo defendia posições fortes sobre os direitos humanos dos criminosos: ele acompanha o ponto de vista tradicional da esquerda ideológica, que enxerga cada delinquente como uma vítima dos desequilíbrios da sociedade. É por isso que, em seu discurso de posse, ele defendeu o “esvaziamento das prisões” – o que teria como consequência lotar as ruas de marginais.

Como isso se expressa na prática de Balestreri como secretário estadual de Segurança Pública? A resposta está na sua reação à onda de arrastões e violência nas escolas da grande Goiânia. Alguém foi preso? Alguma quadrilha foi desbaratada? Nada disso. Balestreri propôs a criação de um programa que seria chamado de Escola da Paz, em que alunos, professores, pais e comunidade em geral se integram para criar uma nova cultura de respeito à paz em cada escola pública do Estado.

Em outras palavras: em vez do enfrentamento, uma pregação de paz e amor.

Vai funcionar? Não.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...