Capitalistas brincando de fazer socialismo não pode dar certo em lugar algum

Um capitalista brincando de fazer socialismo não pode dar certo em lugar nenhum. Por motivo simples: socialismo é uma ideologia séria, fundada em princípios e fundamentos. Mas Goiás pode viver a experiência de enterrar de vez a sigla histórica.

A filiação de Vanderlan Cardoso, empresário proprietário da Micos e ex-prefeito de Senador Canedo, no PSB, é a novidade do socialismo brasileiro. Vanderlan começou sua carreira política no PR, sigla diametralmente oposta aos princípios socialistas, formada por netos das oligarquias, ex-integrantes da Arena (sigla que apoiou o Golpe de 1964), novos conservadores e gestores corruptos. É, portanto, o lobo cuidando do cordeiro.

O PSB goiano, nos últimos meses, estava nas mãos do empresário Junior Friboi e o sem profissão Barbosa Neto – ex-deputado federal que entregou a sigla para o atual baronato goiano.

Ser a legenda base de Friboi já era uma grande distorção dos princípios históricos do PSB, aprimorado na década de 1960 pelo ex-governador Miguel Arraes – avô de Eduardo Campos.

Agora a sigla solidifica esta ideia e passa também por cima do legado de Arraes, que sempre tentou aproximar o partido mais do grupo de trabalhadores e ligas camponesas do que dos empresários. O PSB goiano inova a reboque do baronato empresarial de Goiás.

Vanderlan Cardoso ou mesmo Friboi representam absolutamente o inverso do que prega o histórico estatuto do partido de Eduardo Campos. É de admirar, inclusive, a concessão de Campos para que o empresário goiano esteja à frente agora da legenda. Só pode ter a ver com o fato dele lançar em Pernambuco as bases de um investimento de 20 milhões de reais. Não teria outro motivo.

 

LEIA MAIS:

Acredite: Vassil compara projeto eleitoral de Caiado e Vanderlan ao de Obama

Vanderlan era Dilma, agora é oposição a ela. É o samba do crioulo doido na política

Friboi se humilha, ajoelha e pede “bença” a Iris para entrar no PMDB em Goiás

De olho no dinheiro de Friboi, deputados mandam ele começar a campanha logo

Caiado e Vanderlan dão rasteira em Friboi e jogam empresário aos leões famintos do PMDB de Iris

Por essa ninguém esperava: dinheiro de Júnior Friboi não comprou Iris Rezende

“Socialista” é acionista de empresa que pratica o capitalismo selvagem, diz jornal