segunda-feira , 29 abril 2024
Goiás

Retrospectiva 2017: Wilder vira despachante de prefeitos e ignora real papel de senador

Se tem alguém que começou 2017 gigante e terminou pequenino, esse alguém chama-se Wilder Morais. O senador do PP abriu o ano passado decolando e determinado a se consolidar como um grande parlamentar por Goiás.

O embalo foi tanto que alguns aliados da base aliada lá pelo meio do ano de 2017 já davam Wilder como certo como dono de uma das vagas na chapa para o Senado em 2018. Só que o voo de Wilder foi curto.

Empolgado, o empresário esqueceu o papel principal de um senador, que é legislar, acompanhar os trabalhos de Executivo e, na medida do possível, cuidar dos interesses do Estado que representa. Wilder foi se tornando um despachante de prefeitos. Os gestores municipais, doidos por recursos diante da crise generalizada, procuravam o senador como o salvador da Pátria.

Wilder então virou o pai dessa prefeitada doida por dinheiro, transformando sua nobre missão institucional de senador da República num trabalho quase que provinciano de resolvedor de burocracias municipais.

A falha custou caro porque a senadora Lúcia Vânia é experiente. Ela sossegou, parou de reclamar e já no segundo semestre havia ultrapassado Wilder na corrida pela vaga no Senado.

Hoje, a senador é a dona da vaga. Wilder ficou pra trás.