domingo , 5 maio 2024
Goiás

Aliança entre Daniel e Eliton atropelaria Caiado, diz GBrasil

Texto publicado no site GBrasil (clique aqui para acessar)

Apesar do aceno do ex-governador Maguito Vilela (MDB) para a possibilidade de se construir uma aliança com o governador José Eliton (PSDB) na eleição deste ano, o meio político considera que esta união é improvável no 1º turno. Mas imagine, leitor, se o imponderável resolve dar as caras nesta disputa em Goiás?

É fato que uma chapa com Eliton e Daniel atropelaria o senador Ronaldo Caiado (DEM) de forma impiedosa, inclusive anulando a necessidade de 2º turno. Há duas razões bastante concretas para acreditar que isto aconteceria: tempo de televisão e exército de prefeitos.

Uma eventual coligação capitaneada por PSDB e MDB também contaria, muito provavelmente, com o PP do ministro Alexandre Baldy. Estariam juntos 3 dos 4 partidos com mais segundos na propaganda eleitoral gratuita (o PT é a exceção). Eliton teria muito mais condição de impor o seu discurso e sua marca do que Caiado, isolado em um partido em decadência, que é o DEM.

No que tange ao número de prefeitos – fundamentais para disseminar o discurso de um candidato no interior – a diferença também seria gritante. Caiado hoje tem o apoio de 7 prefeitos do DEM e 5 que estão de saída do MDB (Adib Elias, Ernesto Roller, Fausto Mariano, Paulo do Vale e Renato de Castro). O PT tem 3. Todos os outros 231 marchariam com a dupla Eliton e Daniel.

Seria um massacre de proporções épicas, que deixaria para sempre a lição de que discursos raivosos e excludentes não têm espaço na política.