sábado , 11 janeiro 2025
Goiás

Semanário afirma que oposição derrota a própria oposição na Assembleia de Goiás

O passeio que a bancada de situação deu na oposição no episódio da CPI dos Grampos ainda rende.

O jornal Tribuna do Planalto diz que a oposição derrota a própria oposição na Assembleia.

E acusa os peemedebistas Bruno Peixoto e Paulo Cezar Martins de articularem para sepultar a CPI.

 

Veja a matéria:

 

AL: oposição derrota a própria oposição

Peemedebistas Paulo Cezar Martins e Bruno Peixoto articulam para sepultar pedido de CPI da oposição, contrariando demais oposicionistas

Eduardo Sartorato – Editor de Política

Depois de colecionar derrotas para a base aliada do governador Ma­r­coni Perillo (PSDB) na Assembleia Legislativa em 2013, o bloco da oposição foi mais uma vez surpreendido. Seus deputados prepararam um documento para pedir a abertura da CPI dos Gra­mpos, mas, na hora da apresentação, na terça, 7, foram superados por um outro documento, que também propôs a comissão, mas nos moldes governistas. O interessante de toda articulação foi a ação de dois deputados do próprio grupo da oposição, que foi de fundamental importância para o triunfo da base governista.

Depois de uma semana inteira sem sessão ordinária – devido ao feriado do dia 1o de maio e o boicote da situação na sessão da terça, 30 -, a oposição já estava com o requerimento da CPI pronto para ser apresentado. O encargo ficou por conta do deputado Paulo Cezar Mar­tins (PMDB), que há alguns meses retirou a sua assinatura do pedido de instalação de outra CPI e, juntamente com o deputado Simeyzon Silveira (PSC), instalou uma crise entre os deputados da oposição.

Paulo Cezar, porém, chegou atrasado e entregou o pedido após o deputado Marcos Martins (PSDB) já ter apresentado um outro requerimento, pedindo a abertura da CPI. Como o governista pediu primeiro, e os dois documentos pedem uma CPI de mesmo tema, vale o primeiro documento apresentado, ou seja, o de Martins.
Há também diferenças no teor da investigação dos dois documentos. Enquanto o documento da oposição quer investigar a participação do governo no suposto escândalo dos grampos, denunciado pela revista Carta Capital há algumas semanas, o governista objetiva a defesa das pessoas ligadas ao governo e citadas na matéria. “Vamos trabalhar para apurar os fatos e mostrar que, se alguém foi grampeado, não foi por parte dessas pessoas que estão dizendo”, disse Martins, logo após apresentar o documento.

Nos bastidores, alguns oposicionistas denunciaram uma articulação de Paulo Cezar e do deputado Bruno Peixoto (PMDB) para frear a CPI da oposição. Ou seja, mais um esforço de ação efetiva dos parlamentares da oposição para desgastar o governo naufragou por ação dos próprios oposicionistas. Cada vez mais, a oposição mostra que é praticamente impossível que os 16 deputados do bloco remem na mesma direção.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...