quinta-feira , 18 abril 2024
Goiânia

Baldy e Eliton iniciam ampliação da rede de tratamento de esgoto em Goiânia

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e o governador José Eliton (PSDB) assinaram nesta quarta-feira autorização para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Hélio Seixo de Britto, em Goiânia, investimento de R$ 98 milhões, recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU).

Estão incluídas as obras de construção de seis tanques de aeração, quatro decantadores secundários, duas elevatórias de recirculação e duas centrífugas de adensamento de lodo, além de redes e ligações no Jardim Petrópolis. O sistema, amplamente utilizado no mundo em termos de tratamento de efluentes domésticos, é chamado de “tratamento por lodos ativados”. Trata-se de um processo biológico, que utiliza tanques com aeração artificial e decantadores secundários, proporcionando uma alta qualidade do efluente final.

A ETE faz, atualmente, até 60% de remoção de carga orgânica. Com a implantação do tratamento secundário, a remoção poderá alcançar índice de 90% de tratamento do esgoto coletado “e beneficiar mais 200 mil famílias em Goiânia”, admitiu o ministro Baldy.

Ele afirmou que o Ministério das Cidades “tem buscado a gestão pública eficiente para que as obras sejam executadas de acordo com a necessidade do cidadão, o que tem acontecido em Goiás, com a Saneago”.

O governador disse que compreende que hoje nós vivemos “um momento especial” no qual se celebra “a nova política, a política da compreensão e do respeito, com ações eficientes que levam em conta o interesse do cidadão, o interesse público” e que esse é o sentido em tudo que faz no governo de Goiás.

 

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...