sábado , 16 novembro 2024
Goiás

O que está em jogo em Goiás hoje: a liberdade de expressão ou a liberdade de caluniar

Matéria do jornal O Popular, nesta sexta-feira, mostra que o governador Marconi Perillo entrou na Justiça contra militantes partidários que desfecharam calúnias contra a pessoa dele, acusando-o da prática de crimes definidos no Código Penal brasileiro.

O advogado de Marconi, João Paulo Brzezinski, explica que o governador, ao propor ações na Justiça, apenas se vale de um direito constitucional, assegurado a todos os brasileiros, para defender a sua honra das calúnias, injúrias e difamações.

“O governador defende radicalmente a liberdade de expressão”, diz Brzezinski, “mas entende que afirmações caluniosas a seu respeito não podem prosperar e escolheu o caminho democrático do Poder Judiciário para reparar as ofensas de que tem sido vítima”.

Liberdade de expressão é uma coisa. Liberdade para caluniar, outra.

Segundo o advogado, se alguém escreve e publica alguma imputação de crime ao governador, basta apresentar provas cabais da sua afirmação. Se não o fizer, incorre em crime de calúnia, injúria ou difamação e ainda pode ser condenado a pagar indenização por danos morais.

Essa é a regra do Estado de Direito. “Nenhum cidadão pode ficar exposto à depredação do seu nome sem algum tipo de defesa”, diz o advogado João Paulo Brzezinski.

 

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...