quarta-feira , 24 abril 2024
Notícias

Em embate com Paço, Policarpo derrota Iris e impede aumento do ITPU

Em embate direto com o Paço Municipal, o novo presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PROS), derrotou o prefeito Iris Rezende (MDB) e impediu, nesta terça-feira (15), o aumento do ITU e do IPTU de 2019. Por 20 votos a zero, o plenário derrubou, em autoconvocação, portanto sem custos para o município, o veto emedebista que mantinha o reajuste nos tributos municipais.

O Paço atuou para manter o veto, e parte dos vereadores, mesmo estando na Casa, não registrou presença em plenário na tentativa de esvaziar a sessão de apreciação da matéria, que precisava de no mínimo de 18 votos contrários à manutenção do aumento. A posição contrária ao reajuste prevaleceu, no entanto, e todos os 20 vereadores que estavam na sessão seguiram o relatório da vereadora Dra. Cristina Lopes (PSDB) pela rejeição ao veto, aprovado nesta segunda-feira (14) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

“Agradecemos a todos os vereadores que compareceram a esta Casa neste dia histórico para Goiânia e votaram a favor da população e contra o aumento do ITU e do IPTU”, disse Policarpo ao proclamar o resultado da votação contrário ao veto, por volta das 11 horas da manhã. A sessão foi marcada por duras críticas dos vereadores ao aumento e por discursos de apoio à decisão do presidente de convocar o Legislativo durante o recesso para votar a matéria.

O plenário da Casa já havia aprovado, no final do ano passado, projeto de lei de autoria dos vereadores Alysson Lima (PRB), Elias Vaz (PSB) e Lucas Kitão (PSL) que alterava artigos do Código Tributário do município para proibir a aplicação do aumento no ITU e no IPTU por Iris. Mas nos últimos dias de 2018, o prefeito vetou o texto de lei do Legislativo e abriu caminho que a Secretaria de Finanças executasse a cobrança do aumento neste mês de janeiro, junto à emissão dos carnês para recolhimento do imposto.

O projeto aprovado no ano passado pela Câmara suprimia da legislação sobre o IPTU e o ITU trechos incluídos em 2015 que estabeleciam a chamada aplicação da planta cheia no cálculo do valor devido do imposto, efetuado a partir da atualização cadastral pelos contribuintes, de lotes e edificações. Pelas regras anterioers, os proprietários de imóveis perdiam o direito aos deflatores, ou seja, descontos no cálculo dos tributos. O veto de Iris às mudanças foi publicado na edição do Diário Oficial do Município de 7 de janeiro.

Artigos relacionados

Notícias

Policiais do COD morrem em acidente no sudoeste goiano

Fato • A página Rio Verde de Goiás informou na noite desta...

Notícias

Goiás violento: motociclista de app pega nas partes íntimas de passageira durante corrida

Fato Um motociclista de app foi parar no xilindró após pegar nas...

Notícias

Alexandre Moraes conclui que não há provas sobre o pedido de asilo na Hungria por parte de Bolsonaro

Fato • O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Notícias

Goiás violento: líder religioso estupra fiel ao dar carona para ela

Fato Um líder religioso estuprou uma fiel ao dar carona para ela,...