terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

Exclusivo: blog apurou os detalhes da conversa entre Kajuru, o senador Alcolumbre, Caiado e Gracinha sobre o pagamento da folha de dezembro. Veja

O Goiás 24Horas apurou os detalhes da conversa entre o senador eleito Jorge Kajuru (PRP), o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), o governador Ronaldo Caiado (DEM) e a primeira-dama Gracinha Caiado, na noite de sexta-feira, sobre o pagamento da folha de dezembro. No encontro, que se estendeu de 20h à 1h da madrugada, no Palácio das Esmeraldas, eles fecharam questão para que os salários de dezembro e janeiro dos servidores fossem pagos integralmente, respectivamente, nos dias 21 e 30.

No encontro, Kajuru e Alcolumbre sugeriram um complemento de R$ 345,00 por servidor para cobrir as despesas adicionais com moras e juros de débitos atrasados por conta do calote. A ideia do plus surgiu num encontro prévio entre os senadores no bar Officina, no Setor Bela Vista, em Goiânia. De lá, Kajuru e Acolumbre seguiram para o encontro com Caiado e Gracinha no Palácio. Ao final, o governador disse que reuniria sua equipe econômica já no dia seguinte, sábado, para acertar os detalhes da execução do pagamento das duas folhas.

Kajuru confirma as informações apuradas pelo 24H. “Foi isso que aconteceu. Saímos de lá – eu saí, voltei para o meu flat, porque o senador Alcolumbre é amigo do governador Caiado e dormiu no Palácio – com a certeza, na sexta-feira, que estava tudo certo”, afirmou Kajuru nesta terça-feira ao blog. “A conversa começou às 20 horas e terminou à 1 hora da madrugada”, afirmou o senador eleito. “A Gracinha adorou a proposta de complemento, disse que era isso mesmo, que tinha de fazer”, disse.

Mas, depois de reunir a equipe econômica, a situação voltou à estaca zero. No sábado, logo após o almoço, Caiado reuniu os auxiliares responsáveis pela gestão da folha, entre eles a supersecretária carioca Cristiane Schmidt, para apresentar sua decisão: pagar o restante da folha de dezembro no dia 21 de janeiro e quitar a folha de janeiro 9 dias depois, no dia 30. Levou à mesa a proposta de complemento de R$ 345,00 apresentada por Kajuru e Alcolumbre no encontro que terminou na madrugada.

Mas, a equipe econômica de Caiado, apurou o blog em informação também confirmada por Kajuru, se colocou imediatamente contrária à proposta, voltando a defender o calote, a priorização de janeiro sobre o mês anterior e o parcelamento dos atrasados de dezembro em até 8 vezes.

Assim, o governador foi vencido por sua equipe econômica e teve de “desmentir” o acordo para o pagamento das folhas anunciado por Kajuru no domingo.