sábado , 27 abril 2024
Goiás

Nas redes sociais, professores estaduais protestam contra redução de salários

O governo Ronaldo Caiado (DEM) sofre mais uma enxurrada de críticas dos professores estaduais nas redes sociais, desta vez por conta da decisão, sem prévio aviso, de reduzir salários mantendo as jornadas de trabalho inalteradas sob o pretexto de economizar recursos.

A página do movimento Mobilização dos Professores de Goiás (MPG), que cresceu como resultado do peleguismo do Sintego, concentra e irradia as reações indignadas dos docentes. Eles relatam a desmotivação com a alteração nas cargas horárias, que obrigará inclusive parte dos professores a ter de abandonar outras escolas para se manter na rede estadual.

Pelas novas regras, os professores com remuneração por 40 horas semanais de trabalho na rede estadual terão de distribuir a carga horária em dois períodos do dia para manter o salário atual, recebendo por 30 horas. Ao mesmo tempo, os profissionais que atuavam em dois períodos para completar remuneração de 60 horas semanais só receberão o equivalente a 40 horas, caso as novas normas sejam levadas adiante.