O jornalista Helton Lenine destaca, em sua nota principal na coluna Fio Direto, no Diário da Manhã, nesta segunda-feira, que o ex-prefeito Iris Rezende teve na semana passada um encontro com 600 jovens.
Não é verdade.
O blog 24 Horas já publicou as fotos do tal encontro de Iris com a “juventude”. Primeiro, não havia mais do que 80 pessoas. Segundo, pouquíssimas eram jovens. Uma das fotos é essa aí: vê se cabem “600 jovens” nessa salinha? E vê também se tem “jovens”?
Em Goiás, virou moda falsificar a presença numérica de público em eventos políticos. Os três jornais diários – O Popular, Diário da Manhã e O Hoje – não se esmeram em conferir as plateias e o resultado é que acabam publicando informações distorcidas – e não só sobre o comparecimento a reuniões políticas, mas também sobre manifestações, protestos, greves, bloqueios de rodovias e outras situações semelhantes.
Pior: no caso do evento de Iris com “600 jovens” que nunca existiram, um site, o Diário de Goiás, publicou malandramente a matéria acompanhada de foto de outro evento, não identificado, mostrando o ex-prefeito falando para uma plateia lotada.
LEIA MAIS:
Malandragem: site publica foto de Iris em encontro com público para ilustrar evento que foi vazio
Iris manda duro recado a Júnior Friboi: dinheiro não compra vocação para a política
Encontro do PMDB com “600 jovens” tinha no máximo 80 pessoas e poucos jovens
Fidel Castro do cerrado: em encontro de “jovens”, Iris faz discurso de 70 minutos