domingo , 24 novembro 2024
Notícias

Vitória do prefeito Paulinho e da AGM: municípios goianos vão receber dinheiro do leilão do pré-sal

O Senado aprovou na noite de terça-feira (15), por unanimidade, o projeto que garante a distribuição a estados e municípios de parte do bônus de assinatura do leilão de campos excedentes do pré-sal. O presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho), participou ativamente das articulações visando garantir a aprovação da matéria. No final, Paulinho agradeceu a todos os prefeitos pelo empenho e conclamaram para que “permaneçamos unidos pois a luta ainda não acabou”.

O projeto destina 30% do que a União arrecadar no leilão aos entes federados. Estados e Distrito Federal ficarão com 15% — ou R$ 10,9 bilhões, se todos os campos forem leiloados — e municípios receberão os outros 15%. Os municípios goianos vão receber um total de R$ 382,7 milhões. “É uma vitória do trabalho municipalista que a AGM vem fazendo e reforçou nessa luta pela divisão dos recursos do pré-sal”, disse Paulinho ao 24Horas.

O rateio entre as prefeituras seguirá os critérios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que considera parâmetros como a desigualdade regional e a renda per capita para beneficiar as populações com menor índice de desenvolvimento. Já o critério de distribuição para os estados foi o ponto que demandou maior esforço dos parlamentares por um acordo.

Artigos relacionados

Notícias

Morre aos 64 anos o jornalista Afonso Lopes, ex-repórter do Opcão, Diário da Manhã e Goiânia Urgente

Luto • Afonso Lopes, jornalista, morreu no sábado, 23, aos 64 anos....

Notícias

Três pessoas ficam feridas após vazamento de amônia em frigorífico em Inhumas

Acidente Três pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo vazamento de amônia...

Notícias

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Suspensão • O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas...