segunda-feira , 27 abril 2026
Sem categoria

Cairo Salim propõe inclusão de exame para diagnóstico da Síndrome da Imunodeficiência Combinada Grave no Teste do Pezinho

O deputado estadual Cairo Salim (PROS) apresentou, nesta quarta-feira, 23, durante sessão na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), projeto de lei com a finalidade de alterar a Lei n. 15.120, de 3 de fevereiro de 2005. A matéria visa garantir a inclusão no Teste do Pezinho do exame para diagnóstico da Síndrome da Imunodeficiência Combinada Grave (SCID), e também a implantação gradativa do teste do pezinho ampliado na rede pública estadual de saúde.

Segundo o parlamentar, a legislação em vigor já assegura a realização do Teste do Pezinho para detectar seis doenças. Já a versão ampliada, disponível atualmente somente na rede privada, identifica até 53 doenças, o que contribui sobremaneira para um futuro saudável das crianças. “A SCID engloba um conjunto de doenças presentes desde o nascimento, que são caracterizadas por uma alteração no sistema imune”, detalha Salim, ao frisar que a síndrome coloca o bebê em risco, podendo levar à morte.

Como a doença é hereditária, caso alguma pessoa da família sofra desta síndrome, o médico poderá fazer o diagnóstico da doença logo quando o bebê nasce, que consiste na realização de exames de sangue para avaliar a os níveis de anticorpos e células T. O parlamentar afirma que é de extrema importância que a triagem seja feita antes da aplicação de vacinas como a BCG e Rotavírus, pois um resultado alterado de triagem significa que o recém-nascido não tem um sistema imune funcional para controlar os patógenos da vacina.

Artigos relacionados

Sem categoria

Silvinei Vasques, ex diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é aposentado aos 47 anos de idade

Silvinei Vasques, ex diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), se aposentou aos...

Sem categoria

Político profissional, Célio Silveira defende criação de mais impostos para ferrar empresários

O deputado federal Célio Silveira (MDB), um verdadeiro ‘político ensaboado’ em Brasília,...

Sem categoria

Presidente do TJGO, Carlos França é eleito presidente dos Tribunais de Justiça do Brasil

Por aclamação, o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil...