segunda-feira , 25 novembro 2024
Sem categoria

”Trabalho do governador é valorizar nossa cultura e mostrar o que Goiás tem de melhor”, destaca Gracinha Caiado na abertura da Semana do Artesão

Ao lado do secretário da Retomada e interino de Cultura, César Moura, primeira-dama participa da abertura oficial do evento com ampla programação até próxima sexta-feira (19/03). Também foi lançado selo postal comemorativo do artesanato goiano, envolvendo Retomada, Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e Correios.

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, abriu oficialmente, nesta segunda-feira (15/3), a Semana do Artesão Goiano. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, o evento on-line segue com ampla programação até a próxima sexta-feira, 19 de março. A data tem um motivo especial: é quando se comemora o dia mundial do artesão. “O trabalho do governador é valorizar nossa cultura e mostrar ao Brasil e ao mundo o que Goiás tem de melhor. O artesanato é parte fundamental, pois são essas mãos que constroem nosso futuro e valorizam nossa história”, destacou a primeira-dama.

Na solenidade, também virtual, Gracinha Caiado esteve acompanhada pelo titular da Retomada e interino da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), César Moura, que lançou um selo postal comemorativo do artesanato goiano. “Agora todo artesão goiano vai poder despachar sua obra ou encomenda para o Brasil ou para fora, utilizando esse selo, que é o primeiro de muitos”, explicou Moura. “Vamos fazer anualmente um selo, em parceria com os Correios, para valorizar o artesanato goiano”, completou, ao lembrar que a iniciativa ainda envolve o GPS.

Tanto a semana quanto o selo são algumas das várias atividades desenvolvidas pelo Executivo estadual para fortalecer o setor neste momento de pandemia. Gracinha reiterou que o governador Ronaldo Caiado entende que não se pode esperar para salvar o microempresário, incentivar a geração de renda e de empregos. “Precisamos nos reinventar, encontrar caminhos, construir pontes e superar obstáculos. E não podemos fazer isso sozinhos”, comentou a coordenadora do GPS. “Estamos aprendendo novos jeitos de trabalhar e comunicar. É papel do governo ajudar aos empresários, especialmente os pequenos, para que tenham apoio neste momento”, completou.

No entanto, não é de agora que o artesanato recebe a atenção do Estado. “No ano passado, quando César Moura e eu estivemos em Olhos D’Água, capital do artesanato em Goiás, tínhamos tantos planos para esse nosso encontro de hoje”, recordou-se a primeira-dama. “Desde quando começamos a organizar o SAG [Sistema do Artesanato de Goiás], planejávamos realizar um grande evento presencial, com exposições dos nossos artesãos para que as pessoas pudessem visitar e conhecer de perto os produtos. Infelizmente, vivemos hoje o pior momento da pandemia no Brasil. Por isso, é preciso muito cuidado”, ponderou, ao falar sobre o cumprimento dos protocolos sanitários.

O secretário César Moura acrescentou que a Semana do Artesão serve para deixar os artistas “mais empoderados, confiantes e unidos”.

Envolvimento
“Goiás possui o artesanato mais bonito do país, senão do mundo. Mas nossos artesãos vêm passando por situações complicadas devido à pandemia”, pontuou a secretária de Cultura de Alexânia, Karla Katiuscia, que agradeceu a Gracinha e Moura por todo empenho em prol do setor. “Essa valorização é muito importante, pois as pessoas precisam entender que, ao adquirir o artesanato, a pessoa adquire a história de vida do artesão e a leva para casa. É muito bom saber que nosso segmento está em boas mãos”, completou.