O setor cultural de Goiás perde mais um ícone. O maestro, compositor, produtor e arranjador José Eduardo Morais, que esteve à frente da Superintendência da Cultura do Governo de Goiás nas gestões de Marconi Perillo, faleceu nesta segunda-feira, após perder a batalha para o câncer.
Nas redes sociais, o ex-governador Marconi Perillo fez uma homenagem a José Eduardo, de quem também era amigo há mais de 43 anos, lembrando sua trajetória e lembrando um trecho da melodia ‘Saudade Brejeira’, que foi um dos temas do filme ‘Dois Filhos de Francisco’, da dupla Zezé di Camargo e Luciano.
Segue a publicação completa do texto do ex-governador:
Hoje no céu tem música e muito mais saudade. Nosso querido maestro José Eduardo Morais, que atuou com muito afinco e brilhantismo em nossos governos à frente da Superintendência da Cultura, agora vai compor lá do alto novas melodias. Ele que é autor da composição, ‘Saudade brejeira’, um dos temas do filme ‘Dois Filhos de Francisco’, entoada por Caetano Veloso e outros cantores, influenciou várias gerações de cantores e músicos, deixando seu legado de amor pela música.
Em homenagem à nossa amizade que durou mais 43 anos, iniciada na casa do querido primo, cantor e compositor Fernando Perillo, vai aqui um trechinho dessa letra maravilhosa e que transmite seu amor por Goiás:
“O meu peito goiano é assim:
De saudade brejeira sem fim
Quando gosta ele diz que “trem bão”
_Quando canta a viola é paixão” _