O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, anunciou nesta segunda-feira (25/05) a abertura de 22 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional do Senai, como parte de ampla programação alusiva à Semana da Indústria – o Dia da Indústria é comemorado em 25 de maio. Trata-se da segunda edição do programa Indústria + Forte, lançado no ano passado, com 20 mil vagas sem custos para profissionalização dos interessados.
“A indústria proporciona educação e emprego: no ano passado, oferecemos mais de 20 mil matrículas em cursos de qualificação gratuitos, por meio do programa Indústria + Forte, cuja repercussão positiva levou-nos a lançar, agora, a segunda edição, com mais 22 mil vagas, igualmente gratuitas, na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Abrimos oportunidades de trabalho tanto para o jovem aprendiz quanto para aqueles que não concluíram os estudos, mas que sonham com uma vida melhor. Tudo isso é a indústria que faz”, ressaltou Sandro Mabel.
O empresário, que nasceu e cresceu dentro da indústria, valoriza a qualificação profissional como forma de desenvolvimento social e econômico. Em sua trajetória, ele é conhecido pelos diversos programas sociais com visando ao bem-estar da população. À frente da diretoria da empresa Mabel, investiu na educação dos funcionários disponibilizando cursos de capacitação profissional. Além disso, o gestor construiu um conjunto habitacional aos redores da fábrica de biscoitos com 250 residências para a moradia dos funcionários.
“Uma realização que está guardada em minhas memórias. É o meu maior orgulho: saber que fiz parte desse projeto que acolheu centenas de famílias. Nós cuidamos dos nossos colaboradores. Investimos em educação, saúde, moradia, alimentação e muito mais. Guardo em meu peito essa grande conquista”, enfatizou.
Durante a pandemia da Covid-19, Sandro Mabel potencializou ações voltadas ao combate aos efeitos da crise sanitária. Por meio do Sesi, a Fieg cedeu, em regime de comodato, a diversas prefeituras mais de 200 capacetes Elmo, ferramenta eficaz para garantir oxigenação de pacientes em casos menos graves da Covid. Além disso, a Fieg colocou à disposição do governo de Goiás, no Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos, um ultra freezer para guardar as doses da vacina Pfizer. Ao lado de sua esposa, a advogada Raquel Ribeiro, também presidente da Fieg + Solidária, foram responsáveis pela distribuição de centenas de cestas de alimentos e cobertores a famílias em situação de vulnerabilidade social.
“É por tudo isso que, em Goiás, comemoramos não apenas o Dia da Indústria (25 de maio), mas incorporamos uma “Semana da Indústria” tantas são as atividades em unidades do Sistema Fieg, Sesi, Senai e IEL, oportunamente quando reverenciamos os 70 anos da Fieg. Você também faz parte dessa festa. Um viva para a indústria”, festejou.