quarta-feira , 17 julho 2024
Notícias

CPI foi covarde e “tribunal de exceção” contra Nise, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse, na manhã desta quarta-feira (2), que a médica Nise Yamaguchi participou de um “verdadeiro tribunal de exceção” ao responder questionamentos de senadores na CPI da Covid, nessa terça-feira (1). “É inadmissível que profissionais de saúde sejam tratados de forma tão covarde”, escreveu o presidente em seu Twitter.

Bolsonaro ainda declarou, em outra publicação, que é preciso “respeitar a autoridade e a autonomia médica”. O argumento da importância da autonomia médica foi utilizado por Nise, em seu depoimento, ao defender o uso da cloroquina no tratamento precoce de pacientes infectados pela covid-19.

“Médicos devem ter liberdade para salvar vidas e isso vem sendo ameaçado por um grupo político que atua visando somente atacar o governo enquanto nega investigar desvios de recursos para o combate à pandemia”, acrescentou Bolsonaro, na publicação.

A oncologista Nise Yamaguchi depôs à CPI na condição de convidada, não de testemunha, como os demais que prestaram depoimento aos senadores desde a instalação da comissão. Lá, a médica tentou se descolar do presidente Bolsonaro, negou a existência e participação em um suposto “gabinete paralelo” e rebateu acusações de que teria sido autora de uma minuta de mudanças na bula da cloroquina, para que o medicamento pudesse ser receitado no país. Veja, aqui, os principais pontos do depoimento.

Artigos relacionados

Notícias

PGR denuncia acusados de hostilizar Moraes no aeroporto de Roma

Fato • A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (16) três...

Notícias

Pesquisa EBRAP aponta Dega na liderança em Montividiu do Norte (GO)

Fato • EBRAP Pesquisa divulgada nesta terça-feira (16) mostra o pré-candidato a...

Notícias

Farra das bravuras: justiça derruba promoção do governo Caiado para PM que agrediu estudante

Fato • Nesta terça-feira (16), a Justiça condenou o governo Caiado a...

Notícias

Goiás violento: mulher mata marido e corta pênis dele em Goiânia

Fato Uma mulher matou o próprio marido e ainda cortou o pênis...