segunda-feira , 23 dezembro 2024
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Fieg lança campanha para economia de água e energia

Como parte das diversas ações desenvolvidas no âmbito do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) lançou este mês a campanha Seja Inteligente, Economize Água, Seja Inteligente, Economize Energia, destinada à conscientização para preservação desses recursos, de vital importância para o desenvolvimento socioeconômico.

“A preservação da água e seu uso consciente são responsabilidades de todos. Usar com inteligência e economizar é fundamental para não faltar”, alerta uma das frases que compõem peças institucionais assinadas pela Fieg, pelo Sesi, Senai e IEL e publicadas em redes sociais do Sistema Indústria. Outra peça relaciona interdependência entre água e geração de energia: “O uso consciente de energia é uma responsabilidade de todos. Usar com inteligência e economizar é fundamental para a preservação da água”.

O lançamento neste mês da campanha Seja Inteligente, Economize Água, Seja Inteligente, Economize Energia vai além do simbolismo da data mundial comemorativa do meio ambiente e evidencia a preocupação da indústria com a crise hídrica, que mais uma vez se avizinha, com a baixa vazão do Rio Meia Ponte, a pior em três anos. Além de Goiás, há alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e no Paraná. “É o primeiro alerta dessa natu- reza em 111 anos e, longe ainda do início do período chuvoso, acende luz amarela também para a indústria, que utiliza recursos hídricos em várias atividades”, afirma o vice-presidente da Fieg e presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente, Flávio Rassi.

No artigo Indústria aliada do meio ambiente, publicado no dia 5 de junho no jornal O Popular, Flávio Rassi recomendou como “dever de casa” para as indústrias que ainda não o fizeram: adequar estra- tégias de reuso da água, coleta da água da chuva e contenção do desperdício de energia com a otimização dos processos pro- dutivos não somente visando produtividade e lucro direto, mas também em relação à sustentabilidade empresarial nos pilares ambiental, econômico e social.

Para o presidente da Fieg, Sandro Mabel, no mundo contemporâneo não há mais espaço para sobrevivência de negócios que não priorizem processos produtivos cada vez mais sustentáveis, que agridem o meio ambiente e provoquem desperdício de bens tão caros à sociedade, como água e energia. “Quem não preserva, não cuida do meio ambiente está fadado ao fracasso, pois seus produtos perderão a fidelidade dos consumidores, cada vez mais exigentes.”

Ele alerta que a situação de escassez dos recursos hídricos nos cinco Estados, que têm rios muito importantes para o sistema elétrico brasileiro, pode ter consequências danosas para todos, como encarecimento da conta para os consumidores, e exige distribuição e uso eficientes de água, com medidas de economia doméstica e na indústria, com investimento em tecnologia.

Sandro Mabel lembrou ainda a realização, pelo Sesi Goiás, do concurso Água na Medida Certa, já em sua terceira edição, destinado a promover conscientização de alunos e familiares para o consumo racional dos recursos hídricos por meio de premiação na forma de descontos em mensalidades escolares.