segunda-feira , 25 novembro 2024
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Índice de usuários que agendam atendimento no Vapt Vupt e não comparecem supera 30%

Uma das primeiras medidas de segurança adotadas pelo Governo de Goiás para dar continuidade às atividades do Vapt Vupt durante a pandemia, a ampliação do agendamento reduz esperas desnecessárias e evita aglomerações nas agências. Mas o alto índice de usuários que marcam atendimento e não comparecem, superior a 30%, tem prejudicado o funcionamento do programa e causado transtornos aos cidadãos que necessitam dos serviços do Vapt Vupt, uma vez que há dificuldade para agendar alguns procedimentos por falta de datas disponíveis.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) orienta os cidadãos a cancelarem o agendamento caso seja verificada a impossibilidade de comparecimento, abrindo oportunidade para que outro usuário utilize data e horário do atendimento. O cancelamento deve ser feito pelo portal https://vaptvupt.go.gov.br/agendamento, no menu “Consultar ou cancelar Agendamento e Consultar Suspensão”, preenchendo o campo com o CPF do usuário.

O procedimento pode ser realizado até 30 minutos antes da realização do serviço e imediatamente a vaga é disponibilizada para outra pessoa. Já o usuário que não comparecer à agência na data e horário marcados não poderá agendar um novo atendimento nos 15 dias subsequentes. A tolerância para atrasos é de no máximo 10 minutos. A restrição é uma maneira de evitar novos episódios de pessoas que não utilizam o recurso de não cancelamento.

Titular da Sead, Bruno D’Abadia reitera que a chegada do agendamento on-line em 2019 se destaca como iniciativa responsável por organizar os atendimentos nas unidades, mas que o número de pessoas que não comparecem preocupa. “A cooperação do usuário é fundamental para o bom funcionamento do programa. Se ele não comparecer e nem cancelar o serviço, um outro cidadão, que realmente precisa resolver uma demanda, é prejudicado. O Estado também é penalizando, considerando que uma parcela de tempo do servidor será inutilizada”, pontua.

Expresso

O lançamento da plataforma Expresso desponta como outro grande avanço na disponibilidade de serviços estaduais no formato digital, possibilitando que parte dos atendimentos disponíveis no Vapt Vupt sejam realizados por meio de canais virtuais, sem a necessidade de deslocamento.

Cerca de 80 serviços são acessíveis no formato digital, por meio do portal expresso.go.gov.br, aplicativo e totens de autoatendimento, localizados em unidades do Vapt Vupt de Goiânia e Aparecida de Goiânia, além dos cinco equipamentos disponíveis na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) na capital.