Em vistoria ao canteiro de obras na semana passada, o prefeito Gustavo Mendanha relembrou que a construção da praça é uma conquista dos moradores que decidiram pela implantação do espaço de lazer em audiências públicas realizadas após a suspensão das atividades do Cais Garavelo. “Fiz questão de acompanhar o andamento desta obra belíssima que vai beneficiar toda a região. No início da minha gestão fizemos uma enquete e audiências públicas para ouvir a população sobre o que deveríamos construir no local e os moradores escolheram pela implantação da praça de lazer. Este espaço em breve se transformará em um cartão postal no setor Garavelo”, afirmou o prefeito durante a vistoria.
Situada na rotatória no centro da Avenida Igualdade, no setor Garavelo, a Praça da Juventude será construída na área pública onde funcionava o antigo Cais Garavelo. Com área de aproximadamente 9 mil metros quadrados, o projeto prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto com arquibancadas para 300 pessoas, pista para caminhadas, quadra de vôlei de praia, campo de futebol society, pista de skate e teatro de arena com palco com capacidade para 100 pessoas.
O local contará ainda com uma academia aberta, playground infantil, mais de 5 mil m² de área de grama, paisagismo, sistema de iluminação específico para cada pista, três totens, Centro de Convivência com salas para ginástica, espaço para atividades com idosos, vestiários, bebedouros, banheiros com acesso para pessoas com deficiência, sala administrativa, árvores nativas e 2,3 mil m² de grama esmeralda. O valor total de investimento é de R$ 2.7 milhões, recursos do governo federal por meio de emendas dos ex-deputados federais Sandes Junior e Daniel Vilela, e contrapartida da Prefeitura.
O secretário Gerfeson Aragão afirma que a praça será um marco na história da cidade, tanto pelo seu tamanho quanto pelos benefícios que ela trará para os moradores da região. “É uma obra de grande importância para a juventude de Aparecida e irá beneficiar milhares de pessoas desta região com lazer e convivência. Será um espaço bem equipado, aconchegante, revitalizado, preparado para práticas esportivas e para os momentos de descanso da população de todas as idades. Em poucos meses a população do Garavelo e região poderá aproveitar a estrutura física desta belíssima praça”, destacou o secretário.
O vereador Domingos Paiva (Cidadania), participou da vistoria da obra juntamente do prefeito Gustavo Mendanha e comemorou a evolução da construção da praça. “Esse era um sonho dos moradores do setor Garavelo. Uma área que antes estava vazia e sem utilidade e agora se encaminha para se tornar um grandioso espaço, recheado de atividades para a população, principalmente para os jovens. Assim que ficar pronta a praça vai valorizar a região”, pontuou o parlamentar ao lado do presidente da Câmara, André Fortaleza (MDB), e dos vereadores Gilsão Meu Povo (MDB), Sandro Oliveira (Cidadania), Lelis Pereira (PP) e Orlanes Maranhão (PSB).
Praças em construção
Além da Praça da Juventude, Aparecida possui, atualmente, mais oito praças novas em andamento, previstas para serem inauguradas ainda este ano. São elas: Praça do setor Aparecida Park prevista para ser inaugurada nos próximos dias; Santo André com 89,20% de obras concluídas; Estrela do Sul com 83,5%; Jardim Tiradentes com 60%; Alto Paraíso com 43,20% e Colina Azul com 20,5% de obras executadas. Outras duas, Marista Sul e Jardim dos Buritis, estão prontas e aguarda a liberação da Caixa Econômica Federal para inauguração.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max, Menezes, destaca que a implantação de praças para lazer e convivência é importante, mas a colaboração dos moradores para a valorização desses espaços é fundamental. “Nós estamos trabalhando para implantar praças completas em todos os bairros de nossa cidade e pedimos que a partir do momento que as praças são entregues, que os moradores nos auxiliem na fiscalização, nos cuidados com equipamentos e ajudem a manter limpo esses locais pois são de todos os aparecidenses”, finalizou Max que destacou ainda.
“Todas as praças contam com a mesma estrutura que são aparelhos de academia, paisagismo, playground infantil, piso para caminhada e demais atividades físicas. E dependendo do espaço instalamos ainda pergolados, bancos de convivência e outros benefícios. Queremos com este trabalho utilizar os espaços públicos e também promover maior qualidade de vida aos nossos moradores. Aliás, a praça tem sido, como o prefeito tem sempre lembrado, um dos benefícios mais solicitados pelos aparecidenses. E temos esse objetivo, de levar os espaços de lazer para todos os bairros”, finalizou.