O vereador Virmondes Cruvinel (PSD) cobrou hoje da prefeitura de Goiânia a apresentação de cronograma para convocação de aprovados em concurso para Saúde e Educação realizado em 2012. Virmondes exige que o cronograma seja entregue em no máximo 15 dias. Caso contrário, acionará o município por crime de responsabilidade – nos termos da Lei Orgânica da Capital.
O concurso foi promovido em abril do ano passado e, até o momento, só 14 concursados foram nomeados. Ao mesmo tempo em que o prefeito Paulo Garcia (PT) adia a convocação, ele criou 1,15 mil cargos comissionados via reforma administrativa, executada em dezembro de 2012.
PROCURADORES
Outra questão abordada no requerimento é a urgência na promoção de concurso público para procuradores do municipal, já que na Procuradoria há um déficit alarmante de profissionais concursados. De acordo com Virmondes, o concurso para procurador está suspenso e a Prefeitura precisa dar uma solução.
“O prefeito está na contramão da transparência da gestão pública ao relegar a convocação dos aprovados em concursos e a realização de concursos públicos para o preenchimento dos postos e avançar na contratação de comissionados, que, na maioria das vezes, serve para troca de favores e o inchaço da máquina pública”. Virmondes Cruvinel Filho afirma que há uma crescente insatisfação dos profissionais aprovados em concursos da Prefeitura que ainda não obtiveram suas nomeações.
Segundo ele, é um dever dos vereadores e da Câmara Municipal exigirem o cumprimento da lei perante a postura do prefeito de Goiânia, uma vez que há pendências em nomeações de aprovados em concursos em todas as áreas da administração municipal. “Como representante dos goianienses espero uma ação imediata do Poder Público Municipal para o pronto atendimento do referido expediente, dentro do prazo legal, sobretudo, visando à publicidade dos atos da administração, nos termos da Constituição Federal”.